ANÁLISE DE ERROS NO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Teresa Cristina Etcheverria Universidade Federal de Sergipe
  • Wagner Ferreira Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v1i1.5067

Resumo

Este artigo, oriundo de uma pesquisa em andamento, se propõe a discutir a produção escrita de estudantes do 1º ano do Ensino Médio em atividades que envolvem o conceito de função. O estudo está fundamentado na ideia de que a análise da produção escrita dos alunos também pode ser vista como uma metodologia de ensino (CURY, 2008). A coleta de dados foi realizada por meio de atividades aplicadas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do interior do estado de Sergipe. Neste trabalho são discutidos apenas os dados obtidos na aplicação das atividades voltadas para o conceito de função. Os resultados revelam que poucos estudantes conseguiram destacar os erros na análise da produção escrita de colegas e que alguns reconhecem que numa função todo elemento do domínio deve corresponder a um elemento do contradomínio, e apenas um. Além disso, os dados sinalizam que esses discentes apresentam dificuldades no uso correto da linguagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Etcheverria, T. C., & Santos, W. F. (2016). ANÁLISE DE ERROS NO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.34179/revisem.v1i1.5067