Notícias

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO VOL. 11, N. 24

 

Dossiê: "Práticas de ensino de escrita acadêmica"

 

Em diálogo com uma ampla discussão sobre escrita acadêmica, tratada em pesquisas estrangeiras (LILLIS; CURRY, 2010; CURRY; LILLIS, 2014) e brasileiras (FIAD, 2017; FISCHER; HOCHSPRUNG, 2017; FISCHER; FERREIRA; SILVA, 2020; FUZA, 2017) e já tematizadas em números especiais de diversos periódicos na área de Letras e Literatura (cf. KOMESU; ASSIS; BAILLY, 2017; NEVES; GALLI; NASSAU, 2019; entre outros), propomos o dossiê "Práticas de ensino da escrita acadêmica", com foco específico na análise de ações didáticas desenvolvidas no Ensino Superior. Nossa iniciativa emerge, sobretudo, de pensamentos e debates, a partir dos trabalhos do grupo de pesquisa "Escrita: ensino, práticas, representações, concepções" (CNPq) em que nos inserimos e da vontade de ampliá-los, conhecendo e relacionando trabalhos deste e de outros grupos de pesquisa e pesquisadores.

É  desejável que os textos submetidos apresentem descrições de propostas/projetos didáticos e análises de dados obtidos nas realizações das propostas. Espera-se receber trabalhos que abranjam práticas de ensino da escrita acadêmica tanto em disciplinas da graduação, como da pós-graduação ou provenientes de contextos de extensão das universidades. Também poderão ser enviados trabalhos relativos a práticas desenvolvidas em programas universitários e/ou de centros institucionais de apoio  à escrita acadêmica, em (situa)ações diversas.

 

Organizadoras

Profa. Dra. Flávia Danielle Sordi Silva Miranda (UFU/UNICAMP)

Profa. Dra. Raquel Salek Fiad (UNICAMP)

 

Referências

 

CURRY, M. J.; LILLIS, T. Strategies and tactics in academic knowledge production by multilingual scholars. Education Policy Analysis, v. 22, n, 32, p. 1-28, may 2014. Disponível em: <https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1561/1238>. Acesso em 12 abr. 2021.

 

FIAD, R. S. Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista do GEL, v. 14, n. 3, p. 86-99, 2017. Disponível em: < https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867>. Acesso em 10 abr. 2021.

 

 

FISCHER, A.; FERREIRA, K. M.; DA SILVA, R. Escrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1257–1271, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14160. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14160>. Acesso em: 12 abr. 2021.

 

FISCHER, A., HOCHSPRUNG, V.. Prática de escrita na universidade: a perspectiva dos letramentos acadêmicos sobre produções de estudantes de Letras. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli, v. 6, n. 3,  2017. Disponível em: <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/1393>. Acesso em: 12 Abr. 2021.

 

FUZA, A. F. Objetivismo/subjetivismo em artigos científicos das diferentes áreas: a heterogeneidade da escrita acadêmica. Alfa, São Paulo, v.61, n.3, p.545-573, 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8524/6980>.  Acesso em 10 abr. 2021.

 

KOMESU; F.; ASSIS, J. A.; BAILLY, S.  Letramentos acadêmicos, internet e mundialização no processo de internacionalização da pesquisa brasileira. Revista do GEL, v. 14, n. 3, p. 7-17, 2017.

 

LILLIS, T.; CURRY, M. J. Academic Writing in a Global Context: the politics and practices of publishing in English. London/New York: Routledge, 2010.

 

NEVES, C. A. De B.; GALLI, F. C. S. ; NASSAU, G. Letramentos acadêmicos: epistemologias, práticas de escrita e experiências pedagógicas em interface no ensino superior. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 474-481, jul.-set. 2019.

 

PRAZO SUBMISSÃO: 31 DE JULHO

 

 

Dossier: “Academic writing teaching practices”

 

We propose this dossier - Academic writing teaching practices – focused on the analysis of didactic actions in the university, in dialogue with the discussion about academic writing that is present in foreign researches (LILLIS; CURRY, 2010; CURRY; LILLIS, 2014) as well as Brazilian researches (FIAD, 2017; FISCHER; HOCHSPRUNG, 2017; FISCHER; FERREIRA; SILVA, 2020; FUZA, 2017) and is represented in special editions of Letters and Linguistics Journals (cf. KOMESU; ASSIS; BAILLY, 2017; NEVES; GALLI; NASSAU, 2019; among others).

This proposal results from our debates and inquiries developed in our research group “Writing: teaching, practices, representations, conceptions” along with the intention of enlarging the discussions with other researchers in the subject.

It is expected that the articles submitted present the descriptions of didactic proposals and the analysis of data resulted from the proposals applications. Articles may bring results of academic writing practices both in graduate, undergraduate or extension courses in universities. Articles which analyse academic writing practices developed in Writing Centers or similar institutional support programs may also be sent.

 

Organizers

Profa. Dra. Flávia Danielle Sordi Silva Miranda (UFU/UNICAMP)

Profa. Dra. Raquel Salek Fiad (UNICAMP)

 

 

References

 

CURRY, M. J.; LILLIS, T. Strategies and tactics in academic knowledge production by multilingual scholars. Education Policy Analysis, v. 22, n, 32, p. 1-28, may 2014. Available at: <https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1561/1238>. Accessed April 12, 2021.

 

FIAD, R. S. Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista do GEL, v. 14, n. 3, p. 86-99, 2017. Available at: < https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867>. Accessed April 10, 2021.

 

FISCHER, A.; FERREIRA, K. M.; DA SILVA, R. Escrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1257–1271, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14160. Available at: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14160>. Accessed April 12, 2021.

 

FISCHER, A., HOCHSPRUNG, V.. Prática de escrita na universidade: a perspectiva dos letramentos acadêmicos sobre produções de estudantes de Letras. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli, v. 6, n. 3,  2017. Available at: <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/1393>. Accessed April 12, 2021.

 

FUZA, A. F. Objetivismo/subjetivismo em artigos científicos das diferentes áreas: a heterogeneidade da escrita acadêmica. Alfa, São Paulo, v.61, n.3, p.545-573, 2017. Available at: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8524/6980>. Accessed April 10, 2021.

 

KOMESU; F.; ASSIS, J. A.; BAILLY, S.  Letramentos acadêmicos, internet e mundialização no processo de internacionalização da pesquisa brasileira. Revista do GEL, v. 14, n. 3, p. 7-17, 2017.

 

LILLIS, T.; CURRY, M. J. Academic Writing in a Global Context: the politics and practices of publishing in English. London/New York: Routledge, 2010.

 

NEVES, C. A. De B.; GALLI, F. C. S. ; NASSAU, G. Letramentos acadêmicos: epistemologias, práticas de escrita e experiências pedagógicas em interface no ensino superior. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 474-481, jul.-set. 2019

 

DEADLINE FOR SUBMISSION: JULY, 31st