Anúncios

CHAMADA PARA O VOL. 14, N. 30

Literatura e cinema: questões de adaptação cinematográfica

 

O objetivo da proposta do Dossiê "Literatura e Cinema: questões de adaptação cinematográfica" é o de contemplar professores e pesquisadores cujas pesquisas ocupem o âmbito da intersemiose/tradução intersemiótica entre os dois campos artísticos referidos no título. Nesse sentido, os artigos poderão concerner tanto às problematizações relacionadas aos aspectos formais e estruturais dos projetos adaptativos entre as linguagens literária e cinematográfica (comparação das estruturas narrativas, elementos e categorias estéticas), como também, perspectivas decorrentes das temáticas e questões expressas nas obras escolhidas. Enfatiza-se, pois, na organização dos artigos aqui proposta, o caráter e a visada interdisciplinar que permitem a integração de abordagens vinculadas a outras áreas de saberes, os quais, por sua vez, irão enriquecer o estatuto epistemológico dos estudos comparativos entre o campo da Literatura e do Cinema.

Organizadores:

Prof. Dr. Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Prof. Dr. Renato Izidoro da Silva

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

 

Período da submissão: 20/07/23 a 30/10/23

Previsão de publicação: março/2024

 

CHAMADA PARA O VOL. 14, N. 31

Possibilidades de estudo e pesquisa entre a Crítica Textual e outras ciências

 

Este dossiê temático tem o propósito de reunir estudos e pesquisas que explorem as intersecções entre a Crítica Textual e outras ciências, promovendo a colaboração multidisciplinar e a expansão do conhecimento sobre a produção, transmissão, recepção e circulação de textos.

A Crítica Textual é uma disciplina fundamental para a compreensão e interpretação dos textos antigos e contemporâneos, cuja abordagem rigorosa envolve a análise minuciosa das variantes textuais, a identificação de erros e alterações ao longo da tradição textual, bem como a reconstrução do texto original. No entanto, o campo da Crítica Textual não existe isoladamente, mas em relação e diálogo com diversas outras disciplinas e áreas do conhecimento, enriquecendo, assim, o entendimento dos processos textuais.

Assim, convidamos pesquisadores e estudiosos das áreas da História, Linguística, Filologia, Paleografia, Sociologia, Antropologia, Arquivologia, Ciência da Informação e outras ciências afins, a contribuírem com pesquisas e reflexões que demonstrem como a colaboração interdisciplinar pode iluminar aspectos importantes da produção textual, da transmissão da informação, dos contextos sociais e culturais envolvidos, assim como das tecnologias e metodologias utilizadas na análise, preservação e acesso aos textos escritos. 

 

Organizador/as:

Renata Ferreira Costa

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Carolina Akie Ochiai Seixas Lima

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

 

Período da submissão: 20/07/23 a 30/10/23

Previsão de publicação: julho/2024