MULTIMODALIDADE, ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PARA OS MEIOS

MULTIMODALITY, LANGUAGE TEACHING AND TEACHER EDUCATION: AN EXPERIENCE IN MEDIA EDUCATION

Autores

  • Rodrigo Esteves de LIMA-LOPES Linguística Aplicada no IEL/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre uma experiência de formação de professores na modalidade EaD. O curso MDEL – Mídias Digitais e Ensino de Línguas – teve por objetivo possibilitar uma reflexão que ampliasse a ideia do uso de tecnologia em sala de aula, conjugando teorias da Multimodalidade e da educação para os meios. Após discussões referentes ao desenho do curso e da unidade que será analisada, o estudo parte para uma análise das observações dos alunos em relação à unidade foco, sendo seus resultados utilizados como um dos insumos para reformulação do curso.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Multimodalidade, Educação para os Meios, Mídias Digitais, Formação de professores.

 

ABSTRACT: This paper aims at discussing a Distant Education experience on teacher education. MDEL – Digital Media and Language Learning – was a course whose goal was to enable discussions that would change the way teachers use media technology in their classes. The theoretical background laid on Multimodality and Media Education as complementary approaches. The paper begins with discussions on the design of both the course and one unit which will be the focus of analysis and, then, discusses the results of a survey with the students. These results were used as insights to the redesigning of the course.

KEYWORDS: Distant Education, Multimodality, Media Education, Digital Media, Teacher Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDRY, A. P.; THIBAULT, P. J. Multimodal Transcription and Text Analysis. London: Equinox, 2006.

BAZALGETTE, C.; BUCKINGHAM, D. Literacy, media and multimodality: A critical response. Literacy, v. 47, n. 2, p. 95–102, 2013.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, learning and communication: a social semiotic frame. New York: Routledge, 2015.

BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning, and contemporary culture. Cambridge [UK]: Polity Press, 2003.

______. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação e Realidade, v. 35, n. 3, p. 37–58, 2010.

______. A evolução da educação midiática no Reino Unido: algumas lições da história. Comunicação & Educação, v. 21, n. 1, p. 73–83, 2 maio 2016.

ECO, U. Cultura de Massa e “Níveis” de Cultura. In: Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 33–66.

FLUSSER, V. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naif, 2007.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz & Terra, 2006.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore: University Park Press, 1976.

KAPLÚN, M. Processos educativos e canais de comunicação. Comunicação & Educação, v. 14, p. 68–75, 30 abr. 1999.

KRESS, G. Gains and losses: New forms of texts, knowledge, and learning. Computers and Composition, v. 22, n. 1, p. 5–22, 2005.

______. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 2010.

______. Multimodal discourse analysis. In: GEE, J. P.; HANDFORD, M. (Eds.). The Routledge handbook of discourse analysis. Routledge handbooks in applied linguistics. London; New York: Routledge, 2012. p. 79–89.

______. Recognising Learning: A Perspective from a Social Semiotic Theory of Multimodality. In: DE SAINT-GEORGES, I.; WEBER, J.-J. (Eds.). Multilingualism and Multimodality: Current Challenges for Educational Studies. Rotterdam: Sense Publisher, 2013. p. 119–140.

______. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review, v. 28, p. 49–71, 2015.

______; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. New York: Routledge, 2006.

LASSWELL, H. D. Estrutura e Função da Comunicação em Sociedade. In: COHN, G. (Ed.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: EDUSP, 1971. p. 105–109.

LEANDER, K. M. “You won’t be needing your laptops today”: wired bodies in the wireless classroom. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Eds.). A New Literacies Sampler. London: Peter Lang Publishing, 2007. p. 25–48.

LEMKE, J. Toward Critical Multimedia Literacy: Technology, Research and Politics. In: MCKENNA, M. C. et alii (Eds.). Int. Handb. Lit. Technol. Vol. II. London: LEA, 2006. p. 3–14.

LIMA-LOPES, R. E. De. Redimensionamento do espaço de exibição e distribuição de videoarte. In: BENEVENUTO JR., A. (Ed.). Conteúdos digitais e convergência tecnológica: Prospecções, reflexões e experiências. [s.l.] Gastal&Gastal, 2014. p. 91–109.

______. Explorando o Significado Tipográfico em Gêneros Escritos: Potencialidades e Regularidades. In: LIMA-LOPES, R. E. De; FISCHER, C. R.; GAZOTTI-VALLIM, M. A. (Eds.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas: Pontes Editora, 2015. p. 103–140.

______ Mídia e Comunicação: Reflexões e Possibilidades para o Ensino e Aprendizagem de Línguas. In: LOPES, M. I. V. et alii (Eds.). Anais XV Congresso IBERCOM 2017: Comunicação, Diversidade e Tolerância. São PauloLisboa: ECA-USP/FCH-UCP, 2018. p. 1463–1480.

MARTÍN-BARBERO, J. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.

______.; POLITO, R.; ALCIDES, S. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MCLUHAN, M. Understanding Media: Extensions of Man. Critical e ed. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1994.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Explorando modalidades retóricas sob a perspectiva da multimodalidade. Letras (UFSM), v. 20, n. 40, p. 43–66, 2010.

NASCIMENTO, R. G. DO; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem e Ensino, v. 14, n. 2, p. 529–552, 2011.

RAMOS, R. DE C. G.; LIMA-LOPES, R. E. DE; GAZOTTI-VALLIM, M. A. Análise de Necessidades: Identificando Gêneros Acadêmicos em um Curso de Leitura Instrumental. the ESPecialist, v. 25, n. 1, p. 1–29, 2004.

THOMAS, S. et alii. What is transliteracy ? First Monday, v. 12, n. 12, p. 1–17, 2007.

UNSWORTH, L. Multimodal semiotics: functional analysis in contexts of education. London; New York: Continuum, 2008.

WATTS, H. Direção de câmera. São Paulo (SP): Summus, 1999.

ZETTL, H. Video basics 4. Belmont, CA: Thomson/Wadsworth, 2004.

Publicado

2018-11-02

Como Citar

LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. MULTIMODALIDADE, ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PARA OS MEIOS: MULTIMODALITY, LANGUAGE TEACHING AND TEACHER EDUCATION: AN EXPERIENCE IN MEDIA EDUCATION. Travessias Interativas, [S. l.], v. 8, n. 16, p. pp. 29–48, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10242. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ 1 - MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUAS