O DISCURSO LITERÁRIO DE SIMONE DE BEAUVOIR: A OBRA A CONVIDADA (1956) E O UNIVERSO FEMININO DE XAVIÈRE

THE LITERARY DISCOURSE OF SIMONE DE BEAUVOIR: THE NOVEL SHE CAME TO STAY (1956) AND THE FEMININE UNIVERSE OF XAVIÈRE

Autores

  • Maira GUIMARÃES Doutoranda em Análise do Discurso - UFMG/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Resumo

RESUMO: No presente trabalho, trataremos da constituição da personagem Xavière presente no romance A convidada (1956) de Simone de Beauvoir. Como arcabouço teórico, nos pautamos na noção do gênero apresentada nos trabalhos da Análise do Discurso Franco-brasileira de Charaudeau (2004) com a finalidade de contribuir para a construção da imagem da personagem feminina. É possível afirmar, portanto, que, para Beauvoir, o gênero romance se apresenta como um importante instrumento de afirmação e questionamento de ideologias, comportamentos e valores sociais. Assim, no referido discurso literário de Beauvoir, o universo de Xavière pauta-se em ideias conservadoras referentes às variadas temáticas, como: o trabalho feminino, o valor da existência e as relações afetivas.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero discursivo. Romance. Simone de Beauvoir.

 

ABSTRACT: The present work, we will deal with the constitution of the character Xavière present in the novel She came to stay (1956) of Simone de Beauvoir. As a theoretical framework, we are guided by the notion of the genre presented in the works of the Franco-Brazilian Discourse Analysis of Charaudeau (2004) with the purpose of contributing to the construction of the image of the female character. It is possible to affirm, therefore, that, for Beauvoir, the novel genre presents itself as an important instrument of affirmation and questioning of ideologies, behaviors and social values. Thus, in the aforementioned literary discourse of Beauvoir, Xavière's universe is based on conservative ideas referring to the various themes, such as: female work, the value of existence and affective relations.

KEYWORDS: Discursive gender. Novel. Simone de Beauvoir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. A convidada. Tradução de Vítor Ramos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1956.

BLEICHMAR, Norberto & BLEICHMAR, Celia. A psicanálise depois de Freud. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1992.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. Rio de Janeiro: Contexto, 2008.

______. Les stéréotypes, c´est bien, les imaginaires, c´est mieux. In : BOYER, Henry. (org.) Stéréotypage, stéréotypes: fonctionnements ordinnaires et mises en scène. Langue(s), discours. Vol. 4. Paris: Harmattan, 2007.p 49-63.

CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, Ida Lucia. & MELLO Renato. (orgs.) Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 13-41.

DEGUY, Jacques & BEAUVOIR, Sylvie Le Bon de. Simone de Beauvoir: écrire la liberté. Paris: Éditions Galllimard, 2008.

MACHADO, Ida Lucia. Emoções, ironia e AD: breve estudo de um discurso literário. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emília (orgs.) As emoções no discurso, volume 1. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

Publicado

2018-11-02

Como Citar

GUIMARÃES, Maira. O DISCURSO LITERÁRIO DE SIMONE DE BEAUVOIR: A OBRA A CONVIDADA (1956) E O UNIVERSO FEMININO DE XAVIÈRE: THE LITERARY DISCOURSE OF SIMONE DE BEAUVOIR: THE NOVEL SHE CAME TO STAY (1956) AND THE FEMININE UNIVERSE OF XAVIÈRE. Travessias Interativas, [S. l.], v. 8, n. 16, p. pp. 200–214, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10286. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ 2 - LITERATURA DE AUTORIA FEMININA