O PAPEL DO VOCABULÁRIO NA OBSERVAÇÃO DO EFEITO RETROATIVO EM UM CONTEXTO DE PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE PROFICIÊNCIA

THE ROLE OF THE VOCABULARY INVOLVED IN THE WASHBACK EFFECT IN A PREPARATORY COURSE FOR INTERNATIONAL CERTIFICATION OF PROFICIENCY

Autores

  • Melissa Alves BAFFI-BONVINO UNESP - São José do Rio Preto/SP

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v7i13

Resumo

RESUMO: Um dos principais entraves encontrados por estudantes brasileiros que pretendem participar de programas desenvolvidos no exterior, como o Ciência Sem Fronteiras e o Idioma sem Fronteiras, é a falta de proficiência em língua inglesa e, consequentemente, a ausência de uma certificação internacional que comprove a competência do candidato nas quatro habilidades linguísticas. Ampliando-se o foco para a influência que um exame de proficiência exerce no processo de ensino e aprendizagem, o efeito retroativo, este artigo tem como objetivo investigar o impacto exercido pelo exame IELTS em um curso preparatório voltado à certificação de proficiência com vistas à mobilidade estudantil promovida pelos referidos programas. Este estudo se justifica por juntar-se às pesquisas nacionais e internacionais na área de avaliação em língua estrangeira, tendo como foco principal o vocabulário como um dos aspectos principais da proficiência linguística. Objetiva-se contribuir para que os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, sejam eles alunos, professores ou examinadores, se conscientizem dos aspectos envolvidos em contextos que consideram a importância de uma proficiência apropriada, aquela para fins de uso futuro de uma língua estrangeira.

PALAVRAS-CHAVE: Proficiência. Vocabulário. Efeito Retroativo. Certificação Internacional.

      

ABSTRACT: One of the major constraints encountered by Brazilian students who want to participate in programs developed abroad, such as Science Without Borders and Language without Borders, is the lack of proficiency in English and, consequently, the lack of an international certification that proves a candidate’s competence in the four language skill domains. Expanding the focus for the influence of language proficiency exams on the teaching and learning process, the washback effect, this article aims to investigate the impact of IELTS exam on a preparatory course aimed at the certification of proficiency toward student mobility offered by these programs. This study is justified by the eventually increasing research in the area of language assessment, focusing primarily on vocabulary as one of the main aspects of language proficiency. It is intended to help those involved in the teaching and learning process of foreign languages, whether they are students, teachers or examiners, become aware of the aspects involved in contexts that consider the importance of appropriate proficiency, that for the future use of a foreign language..

KEYWORDS: Language Proficiency. Vocabulary. Washback Effect. International Certification.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHMAN, L.F & PALMER, A. S. Language Testing in Practice. Oxford: OUP, 1996.

BAFFI-BONVINO, M. A. Avaliação de proficiência oral em inglês como língua estrangeira: foco na competência lexical e uma proposta para o processo de validação do descritor “vocabulário” de um teste de proficiência para professores de língua inglesa. 2010. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

CHENG, L. & CURTIS, A. Washback or backwash: A review of the impact of testing and learning. In Washback in language testing: Research contexts and methods L. Cheng, Y. Watanabe and A. Curtis, Eds. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum & Associates, p. 3-17. 2004.

CHENG, L., WATANABE, Y & CURTIS, A. Washback in Language Testing – Research Contexts and Methods. Lawrence Erlbaum Associates, New Jersey, p. 19-36. 2004.

ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCK, M. C. Handbook of Research on Teaching, p. 119-161. 1986.

HILTON, H. The link between vocabulary knowledge and spoken L2 fluency. In: Language Learning Journal, Volume 36, Issue 2, pages 153-166, December 2008.

KOBAYASHI, E. Efeito retroativo de um exame de proficiência em língua inglesa em um núcleo de línguas do programa Inglês sem Fronteiras. Tese de Doutorado, UNICAMP, 2016.

LEFFA, V. M. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). As palavras e sua companhia; o léxico na aprendizagem. Pelotas, v.1, p. 15-44. 2000.

MCNAMARA, T. Language Testing. Oxford: OUP, 2000.

MEHRENS, W.A. & KAMINSKY, J. Methods for Improving Standardized Test Scores: Fruitful, Fruitless, or Fraudulent? Educational Measurement: issues and practice. 8, p. 14-22. 1989.

READ, J. Assessing Vocabulary. Cambridge: CUP. 2000.

SCARAMUCCI, M. V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. In: Trabalhos em linguística aplicada, Campinas, 43 (2): 203-226, p. 203-222. 2004.

SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. In: Trabalhos em linguística aplicada, CAMPINAS, 36, p. 16-20. 2000.

STÆR, L, S. Vocabulary size and the skills of listening, reading and writing. In: Language Learning Journal, Volume 36, Issue 2, pages 153-166, December 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

WALL, D. & J.C. ALDERSON. Examining washback: The Sri Lankan impact study. Language Testing 10 (1), p.41-69. 1993.

WALLACE, M. Action Research for Language Teachers. CUP, 1998.

WANG, Y & BAO, J. Washback Effect on Second Language Acquisition Test: A Case Study of College English Entrance Exam. In: International Academic Workshop on Social Science (IAW-SC 2013). Atlantis Press. 2013.

WATANABE, Y. Methodoly in washback studies. In: CHENG, L., WATANABE, Y & CURTIS, A. (eds). Washback in Language Testing _ Research Contexts and Methods. Lawrence Erlbaum Associates, New Jersey, p. 19-36. 2004.

WATANABE, Y. Washback effects of the Japanese university entrance examination: classroom – base observation. Lancaster University, UK. 1997.

WATSON-GEGEO, K. A. Etnography in ESL: Defining the Essentials. Reprinted from TESOL Quarterly, 22:575-592, 1998.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

BAFFI-BONVINO, Melissa Alves. O PAPEL DO VOCABULÁRIO NA OBSERVAÇÃO DO EFEITO RETROATIVO EM UM CONTEXTO DE PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE PROFICIÊNCIA: THE ROLE OF THE VOCABULARY INVOLVED IN THE WASHBACK EFFECT IN A PREPARATORY COURSE FOR INTERNATIONAL CERTIFICATION OF PROFICIENCY. Travessias Interativas, [S. l.], v. 7, n. 13, p. pp. 27–41, 2019. DOI: 10.51951/ti.v7i13. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10951. Acesso em: 19 abr. 2024.