CULTURA PARTICIPATIVA E PRÁTICAS DE PRODUSAGEM NA ESCRITA DE FANFICTIONS EM WEBSITES DE COMPARTILHAMENTO ONLINE

PARTICIPATORY CULTURE AND PRODUSAGE PRACTICES IN THE WRITING OF FANFICTIONS ON ONLINE SHARING WEBSITES

Autores

  • Larissa Giacometti PARIS UNICAMP - Campinas/SP

Resumo

RESUMO: O presente artigo visa evidenciar o modo como os websites de publicação e compartilhamento online de fanfictions proporcionam um ambiente de produsagem teorizado por Bruns (2006) e de cultura participativa descrita por Jenkins (2006, 2009). Para tal, uma sinopse de uma fanfiction publicada em um website, notas de sua autora, bem como comentários de feedback proporcionados pelos seus leitores são utilizados como exemplos para elucidar os traços enumerados acima. Por meio da análise de alguns dados, torna-se claro que a escrita do gênero fanfiction ilustra uma prática de produsagem, na medida em que um indivíduo baseia-se em um conteúdo já existente, do qual é fã, para criar uma nova narrativa. Consequentemente, tal gênero também evidencia a cultura participativa, considerando que seus participantes não se contentam em apenas serem consumidores passivos dos conteúdos midiáticos. Não basta para os fãs leitores, desse modo, apenas contemplarem a obra que os fascina, sendo necessário interagir com e participar do universo ficcional que apreciam.

PALAVRAS-CHAVE: Escrita. Fanfiction. cultura participativa. Produsagem.

      

ABSTRACT: This article aims to highlight how websites of online publication and sharing of fanfiction provide a produsage environment theorized by Bruns (2006) and a participatory culture environment described by Jenkins (2006, 2009). To achieve that, a synopsis of a fanfiction published on a website, its author notes, and comments and feedback provided by its readers will be used as examples to show the traits listed above. Through the analysis of some data, it is clear that the writing of the fanfiction gender is a produsage practice, since an individual uses an existing content, which he is a fan of, to create a new tale. Consequently, this text genre also shows the participatory culture, because its participants are not only passive consumers of media content. Therefore, the readers fans not only contemplate the work that fascinates them, but also interact with it and participate of the fictional universe that they treasure.

KEYWORDS: Writing. Fanfiction. Farticipatory culture. Produsage.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLACK, R. Language, Culture, and Identity in Online Fanfiction. In: E-Learning. New York (NY), n 2, v. 3, 2006.

BLACK, R. Digital Design: English Language Learners and Reader Reviews in Online Fiction. In: Knobel, M; Lankshear, C. A new literacies sampler. New York (NY): Peter Lang, 2007, p. 115-136.

BRUNS, A. Towards Produsage: Futures for User-Led Content Production. In: Sudweeks, Fay and Hrachovec, Herbert and Ess, Charles, Eds. Proceedings Cultural Attitudes towards Communication and Technology. Tartu (Estonia), 2006, p. 275-284.

JENKINS, H., with R. Purushotma, K. Clinton, M. Weigel and A. Robison. Confronting the Challenge of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Boston (MA): MIT/MacArthur Foundation, 2006.

JENKINS, H. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. Trad. Susana Alexandria. 2a ed. São Paulo (SP): Aleph, 2009.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: everyday practices and social learning. Berkshire (NY): Open University Press, 2011.

MOITA LOPES, L. P. O novo ethos dos letramentos digitais: modos de construir sentido, revolução das relações e performances identitárias fluidas. In: SIGNORINI, I.; FIAD, R. S. (Org.). Ensino de línguas: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte (MG): Editora UFMG, 2012.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras, 1996.

VARGAS, M. L. B. Do fã consumidor ao fã navegador-autor: o fenômeno fanfiction. Tese (Mestrado). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo (RS), 2005.

Publicado

2019-03-21

Como Citar

PARIS, Larissa Giacometti. CULTURA PARTICIPATIVA E PRÁTICAS DE PRODUSAGEM NA ESCRITA DE FANFICTIONS EM WEBSITES DE COMPARTILHAMENTO ONLINE: PARTICIPATORY CULTURE AND PRODUSAGE PRACTICES IN THE WRITING OF FANFICTIONS ON ONLINE SHARING WEBSITES. Travessias Interativas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. pp. 194–207, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11051. Acesso em: 18 abr. 2024.