O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA

THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP

Autores

  • Raquel BEVILAQUA UFSM - Santa Maria/RS
  • Jacira Miolo LEAL UNIFRA - Santa Maria/RS

Resumo

RESUMO: Jovens e adultos têm tido a oportunidade retornar à escola por meio de uma parceria recente entre instituições federais profissionalizantes e escolas da rede municipal de ensino. Esta parceria tornou-se possível a parti do ano de 2007, quando o governo federal tornou público um programa educacional, conhecido como PROEJA FIC, que integra cursos  profissionalizantes à educação básica com a finalidade de oferecer aos trabalhadores uma formação inicial e continuada. Este texto apresenta uma experiência de letramento com uma turma de jovens e adultos do nível fundamental de ensino. Tal experiência está baseada nos Novos Estudos do Letramento ou Multiletramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2006; ROJO, 2009) e na pedagogia de gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). O gênero documentário foi o ponto de início da experiência e foi utilizado para mobilizar a comunicação e debater criticamente sobre cidadania.

PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Educação de jovens e adultos. Cidadania.

      

ABSTRACT: Young and adult people have been given the opportunity to return to school through a recent partnership between federal vocational institutions and elementary city schools. This partnership became possible from 2007, when the Brazilian government made public an educational program which integrates vocational courses and the basic education towards the workers‟ initial and continued education, known as PROEJA FIC. This paper presents a literacy experience developed with a vocational class of young and adult students in the elementary level. Such experience is based on the New Literacy Studies or Multiliteracies (STREET, 2003; ROJO, 2009) and on genres pedagogy (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). The documentary genre was the starting point to the experience and was used to mobilize communication and to discuss citizenship critically.

KEYWORDS: Literacies. Young and adult people's education. Citizenship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Organizado por A. P. Dionísio; J. C. Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.

CHAUI, M. Simulacro e poder – uma análise da mídia. São Paulo: Editora fundação Perseu Abramo, 2006.

COPE, B; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge, 2000.

FAIRCLOUGH, N. Media discourse. London: Hodder Arnold, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 34ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M.; & RAMOS, M (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

HAMILTON, M. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning. In: HARRISON, R. R. F.; HANSON, A.; CLARKE, J. (Orgs.). Supporting lifelong learning. v. 1, London: Routledge; Open University Press, 2002.

HAMPE, Berry. Escrevendo um documentário. Tradução livre e resumida de MAKING DOCUMENTARY FILMS AND REALITY VIDEOS. Barry Hampe. New York: Henry Holt and Company, 1997. Trad. Roberto Braga. NUPPAG (Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual em Geografia), UNESP – Rio Claro. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/nuppag1/Escrevendo%20um%20documentario.pdf>. Acesso em 12 de maio de 2011.

KLEIMAN, A. B. Processos identitários na formação profissional – o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel L. G.; BOCH, Françoise (Org.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006. p. 82-83. LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A new literacy sampler. New York, Peter Lang, 2007.

MELO, C.T.V. O documentário como gênero audiovisual. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002. Disponível em: <http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18813/1/2002_NP7MELO.pdf>. Acesso em 04 de janeiro de 2011.

MINI-GUIA DE PRODUÇÃO DE CURTAS CLARO. Disponível em: <http://www.clarocurtas.com.br/uploads/cc_miniguia_producao.pdf>. 2009. Acesso em 12 de maio de 2011.

MOITA LOPES, L. P. A construção do gênero e do letramento na escola: como um tipo de conhecimento gera o outro. Investigações. Linguística e Teoria Literária. Volume 17 nº 2, pp. 47-68. 2005.

MOITA-LOPES, L. P.; ROJO, R. H. R. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares de Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB/DPEM, 2004. p. 14-56.

MOLL, Jaqueline. PROEJA e democratização da Educação Básica. In: MOLL, Jaqueline (org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artimed, 2004, p. 131-138.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, volume 24, n. 2, 2008, p. 341-383.

OLIVEIRA, M. S. Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/rbla/2010_2/02-Maria do Socorro.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2010.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: Ensino Médio Integrado – concepções e contradições.. São Paulo: Cortez, 2005, p. 106-127.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

STREET, B. What‟s new in New Literacy Studies? Critical Approaches to Literacy in Theory and Practice. Current Issues in comparative Education. Vol. 5: 77-91. Columbia Teachers College, Columbia University, 2003.

Publicado

2019-03-24

Como Citar

BEVILAQUA, Raquel; LEAL, Jacira Miolo. O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP. Travessias Interativas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. pp. 40–55, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11118. Acesso em: 19 abr. 2024.