ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA

ADVERTISING AT SCHOOL: A PROPOSAL FOR CRITICAL READING

Autores

  • Ângela Maria de Araújo MENEZES
  • Taysa Mércia dos Santos Souza DAMACENO

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumo

RESUMO: Alunos de uma escola da rede pública estadual de Aracaju apresentavam dificuldades na compreensão  textual  de  anúncios  publicitários  que circulavam na escola. A partir dessa constatação, foi elaborada uma proposta de intervenção, tendo como suporte um caderno pedagógico, criado por essa pesquisadora, com a intenção de conduzir os alunos a uma leitura mais consciente e crítica desses textos. A referida proposta foi baseada no modelo tridimensional de Fairclough e nos postulados da Análise do Discurso Crítica (ADC). Nosso aporte teórico fundamentou-se em pesquisadores como: Bakhtin, Carvalho, Marcuschi, Freire, Kleiman, entre outros estudiosos da linguagem. Utilizamos da metodologia pesquisa-ação, tendo como objeto da pesquisa a ação/reflexão/ação, numa construção dos parceiros professor/aluno. Dos 22 alunos avaliados, 17 apresentaram desempenho positivo em leitura crítica de textos publicitários, configurando que trabalhar com a perspectiva crítica discursiva, em leitura, é um caminho a ser seguido para ampliar a consciência leitora dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura Crítica. Prática discursiva. Anúncios Publicitários. Metáforas. Material Didático.

 

ABSTRACT: Students at public state schools of Aracaju municipaly have been difficulties in textual comprehension by advertising that was spreading at own school. From this finding, an intervention was proposed having as support by pedagogical notebook, made by the autors with the intention of leading students to a more conscious and critical reading of these texts. The proposal was based in a tridimentional model suggested by Fairclough and postulates of Critical Speach Analysis (CSA). Our theoretical support was based on scholars such as: Bakhtin, Carvalho, Marcuschi, Freire, Kleiman, and others scholars of language research. We use the research-action methodology, having reasearch object the action / reflection / action, in a construction of the teacher / student as partners. Of the 22 evaluated students, 17 presented a positive performance in critical reading of advertising texts, configuring that working with the critical discursive perspective, in reading, is a way to be followed to broaden the reading awareness of the students.

KEYWORDS: Critical reading. Discursive practice. Advertisings. Metaphores. Courseware.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria de Araújo MENEZES

Mestre em Letras, do Programa Profissional em Letras, Departamento de Letras, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. E-mail: gelamari1957@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2185-2352.

Taysa Mércia dos Santos Souza DAMACENO

Doutora em Linguística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil. E-mail: taysa_damaceno@yahoo.com.br. ORCID: http//orcid. org/0000-0001-8209-9291.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

______. Estética da Criação Verbal. Tradução Maria Emsantina Galvâo G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.). O Texto e seus Conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 142.

BORBA, Valquíria C. M. Aquisição da Linguagem, Cognição, Memória e Aprendizagem. Revista das Letras, Vitória da Conquista, v. 7, n.2, p. 26-290. 2015.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua portuguesa de 5ª a 8ª série do 1º grau. Brasília: MEC/SEE, 1998.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2oGw7VG>. Acesso em: 06 jan. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil: ensino fundamental - matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, INEP, 2008.

CARVALHO, Nely. O Texto Publicitário na Sala de Aula. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

COSCARELLI, Carla V.; NOVAIS, Ana Elisa. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 35-42, jul./set.2010.

DIAS, Anair V. M.; MORAIS, Claudia G.; PIMENTA, Viviane R.; SILVA, Walleska B. Minicontos Multimodais. In: ROJO, R; MOURA, E. (Org.) Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial 2012. p. 75-94.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Revista Educar, Editora da UFPR, Curitiba, n. 16, p. 181-191, 2000.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

______. Discurso, mudança e hegemonia. In: PEDRO, Emilia R. (Org.). Análise Crítica do Discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Caminho, 1977. p. 77-103.

FÁVERO, Leonor.; KOCH Ingedore. Linguística Textual: introdução. São Paulo: Cortez,1983.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução: L.P.B. Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987,

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Educação como prática para a liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

______. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

GREIMAS, Algirdas J. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1973.

KLEIMAN. Ângela B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.

______. Oficina de leitura: Teoria e Prática. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 1998.

KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda M.. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre, RS: Sagra DC Luzzatto, 1996.

______.Perspectivas no estudo da leitura - Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J.; PEREIRA, Aracy, E. (Org.) O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas, RS: Educat, 1999. p. 13-37.

LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 72-102.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 19-36.

______.Atividades de referenciação, inferenciação e categorização na produção de sentido. In: FELTES, H. P. de M. (Org.). Produção de sentido: estudos transdisciplinares. Caxias do Sul: Educs, 2003. p. 239-261.

______. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 296.

MEURER José Luiz. Gêneros Textuais na Análise Crítica de Fairclough. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editora, 2005. p. 80-106.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, Françoise, HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução B. S. Mariani et al. Campinas: Editora UNICAMP, 1990. p. 61-161.

PEDROSA, Cleide Emília Faye. Análise crítica do discurso: do linguístico ao social no gênero midiático. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2008.

RAMALHO, Viviane.; RESENDE, Viviane. M. Análise de Discurso (Para a) Crítica: O Texto como Material de Pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2011.

ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

______.Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial 2012. p. 11-31.

SANTOS, Záira Bomfante; MEIA, Ana Clara G. A. A. Produção de textos multimodais: A articulação dos modos semióticos. RevLet - Revista Virtual de Letras. Minas Gerais, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.revlet.com.br/artigos/15.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

SERGIPE. Governo do Estado. Referencial curricular. Rede Estadual de Ensino de Sergipe, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2Jji6eh>. Acesso em: 05 jan. 2017.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda (Org.). Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília: J. Antunes Vieira, 2015.

VIEIRA, Josenia. O Papel das Metáforas Visuais no Discurso. In: VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda (Org.). Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília: J. Antunes Vieira, 2015. p. 75-92. Disponível em: <https://bit.ly/2JrRMh1>. Acesso em: 06 jan. 2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Publicado

2019-08-05

Como Citar

MENEZES, Ângela Maria de Araújo; DAMACENO, Taysa Mércia dos Santos Souza. ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA: ADVERTISING AT SCHOOL: A PROPOSAL FOR CRITICAL READING. Travessias Interativas, [S. l.], v. 9, n. 17, p. pp. 101–119, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11759. Acesso em: 19 maio. 2024.