LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA

READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES

Autores

  • Júlio César de Carvalho SANTOS USP/UNITAU
  • Vânia de MORAES PUC-SP/UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumo

RESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática.

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura.

 

ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive.

KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César de Carvalho SANTOS, USP/UNITAU

Doutorando em Educação (USP), Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU), Campinas – São Paulo – BR jucercarvalho@usp.br ORCID: 000-0002-3372-1643.

Vânia de MORAES, PUC-SP/UNITAU

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU), Taubaté – São Paulo – BR vania.unitau@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1095-8234.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:______. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1952-53]. p. 261-306.

COSCARELLI, Carla. V. Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA – Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.

______. Inferência: Afinal o que é isso? Belo Horizonte: FALE/UFMG. Maio, 2003. Dis- ponível em: <https://bit.ly/32crPKN>. Acesso em 25 abr. 2007.

KOCH, Ingedore G. V. A construção sociocognitiva da referência. In: MIRANDA, N.S.; NAME, M.C. (Org.). Linguística e cognição. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005a. p. 96-97.

______. A construção dos sentidos do discurso: uma abordagem sociocognitiva. Investigação, Recife, v.18, n.2. p. 9-38, 2005b.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. A formação do leitor proficiente e crítico a partir de características específicas dos gêneros discursivos. Intercâmbio. São Paulo: PUC/SP, vol. 14, 2005. CD-Rom.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

ROSSATTO, Edson. Cem toques cravados. São Paulo: Editora Europa, 2012.

SANTOS, Júlio Cesar de Carvalho. O gênero miniconto por uma perspectiva bakhtiniana. Pesquisa em Discurso Pedagógico. Rio de Janeiro, v. 2, 2016.

SANTOS, Júlio Cesar de Carvalho; MORAES, Vânia de. Os aspectos sociocomunicativos, composicionais e dialógicos do gênero miniconto. Polifonia. Cuiabá-MT, v. 26, n.41, p. 61-83, 2019.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 35-60.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 21-24.

SPALDING, Marcelo. Os Cem Menores Contos Brasileiros e a Reinvenção do Miniconto na Literatura Brasileira Contemporânea. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Alegre, 2008.

VARGAS, Diego da Silva. Por uma visão cognitivista do processo de inferenciação de leitura. Ciências & Cognição, v. 20, n. 2, p. 313-330. 2015. Disponível em: <https://cienciasecognicao.org>. Acesso em 08 jun. 2017.

Publicado

2019-08-05

Como Citar

SANTOS, Júlio César de Carvalho; MORAES, Vânia de. LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES. Travessias Interativas, [S. l.], v. 9, n. 17, p. pp. 142–161, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11761. Acesso em: 29 mar. 2024.