A PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE GÊNEROS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA
TEXT PRODUCTION FROM GENRES IN THE PORTUGUESE LANGUAGE COURSEBOOK: A CONTRASTIVE ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Resumo
RESUMO: O objetivo deste artigo está relacionado à compreensão do trabalho com a produção textual no livro didático de português a partir dos gêneros textuais. Como fundamentação teórica sobre gêneros textuais e sua relação com o ensino de língua materna, baseamos nossas discussões em Antunes (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2016), Guedes (2009) e Ferrarezi Jr. e Carvalho (2015). Nosso corpus é composto pelos volumes destinados ao 9º Ano do Ensino Fundamental de duas coleções de livros didáticos, nos quais buscamos perceber suas abordagens teórico- metodológicas para o tratamento da produção de texto. Nosso procedimento metodológico inicial foi apresentar a estrutura dos livros escolhidos e indicar quantitativamente os gêneros abordados especificamente em atividades de produção textual. Como primeiro resultado, identificamos as maneiras propostas nos dois volumes para produção de texto por meio dos gêneros. De maneira global, revelou-se uma prática de ensino que possibilita aos discentes conhecimentos linguísticos e textuais próprios para atuação reflexiva em diversas atividades interativas, com uma prática de produção textual reflexiva, com base em textos autênticos, que circulam socialmente.
PALAVRAS-CHAVE: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático.
ABSTRACT: The objective of this article is related to the comprehension of the work with textual genres production in the Portuguese coursebook. As a theoretical basis on textual genres and their relationship with mother tongue teaching, we based our discussions on Antunes (2003), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2016), Guedes (2009) and Ferrarezi Jr. and Carvalho (2015). Our corpus consists of the volumes destined to the 9th Year of Elementary Education of two collections of textbooks, in which we seek to perceive its theoretical-methodological approaches for the treatment of text production. Our initial methodological procedure was to present the structure of the chosen books and quantitatively indicate the genres specifically addressed in textual production activities. As a first result, we identified the ways proposed in the two volumes for text production through genres. In a global way, it has proved a teaching practice that allows students to have linguistic and textual knowledge for reflective work in various interactive activities, with a reflexive textual production practice, based on authentic texts that circulate socially.
KEYWORDS: Text production. Textual genre. Coursebook.
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