MITOLOGIA E REALIDADE EM POEMAS GREGOS (1985): DEUSES CAÍDOS, CABISBAIXOS E HUMILDES?
MYTH AND REALITY IN POEMAS GREGOS (1985): FALLEN, DOWNCAST AND HUMBLE GODS?
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i18Resumo
RESUMO: O presente estudo busca abordar a questão da remitização na produção poética de Alexei Bueno. Para se investigar tal fenômeno, o livro Poemas Gregos (1985) serviu como principal referência acerca da produção do poeta. Aportes teóricos ligados à Mitologia, ao Tédio, ao Mito e suas relações com a Linguagem e a Realidade, ao próprio fazer poético, além da poesia contemporânea brasileira serviram para que se pudesse investigar a questão proposta. O poema “Eu, contrário ao geral dos outros homens,” foi analisado buscando as possíveis relações mantidas com as entidades da mitologia grega e suas implicações. A partir das ideias de reatualização dos mitos e demitificação, percebeu-se como tais entidades foram (re)modeladas e (re)significadas ao gosto do eu-lírico. As análises deram-se tanto no plano do conteúdo, num viés interpretativo, quanto no plano formal, com um viés estrutural. Como resultado do estudo, observou-se, por exemplo, como a poesia contemporânea brasileira possui influências românticas e exala temáticas de um Eu que não se sente significado em seu mundo exterior imediato e busca, a partir de sua produção poética, se (re) harmonizar com algo anterior ao quadro conhecido, ao Eterno, no caso de Poemas Gregos.
PALAVRAS-CHAVE: Alexei Bueno. Poesia brasileira contemporânea. Mitologia.
ABSTRACT: The present study seeks to address the question of remitization in the poetic production of Alexei Bueno. In order to investigate this phenomenon, the book Poemas Gregos(1985) served as the main reference about the production of the poet. Theoretical contributions related to Mythology, Boredom, Myth and its relations with Language and Reality, to the poetic making itself, besides the contemporary Brazilian poetry served to investigate the proposed question. The poem “Eu, contrário ao geral dos outros homens,” was analyzed looking for possible relarions maintained with the entities of Geek mythology and its implications. From the ideas of re-updating of the myths and demitification, it was perceived how such entities were (re)modeled and (re)signified to the taste of the lyrical self. The analyzes took place both in the content plane, in an interpretive and in the formal bias, with a structural bias. As a result of the study, it was observed, for example, how contemporary Brazilian poetry has romantic influences and exudes themes of an I that does not feel meaning in its immediate external world and seeks, form its poetic production, to (re)harmonize with something before the know picture, the Eternal, in the case of Poemas Gregos.
KEYWORDS: Alexei Bueno. Contemporary brazilian poetry. Mythology.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? In O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó/SC: Argos, 2009. p. 55-73.
ANDRADE, A. de M. Os deuses se tornam humanos: a poesia de Alexei Bueno. Revista Texto Poético, v. 6, n. 8, Nov. 2013.
BENDER, M. B. O estranho e sofisticado Alexei Bueno. Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas, v. 6, n. 2, Jul/Dez 2007.
BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem. Trad., Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2013, 2ª. ed.
BOSI, A. Imagens do romantismo no Brasil In GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo, Editora Perspectiva, 1978, 3ª ed. p. 239-256.
______. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1983.
BUENO, A. Carta aberta aos poetas brasileiros. 31/01/2002. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/disseram40.html#carta>. Acesso em: 28/06/2019.
______. Poemas gregos. In: ______. Poesia completa. 1. ed. Rio de Janeiro, Editora Lacre,
p.173-213.
______. Entrevista com Alexei Bueno. [Entrevista cedida a] Alexandre de Melo Andrade. Travessias Interativas. São Cristóvão, 2012.
CASSIRER, E. Linguagem e Mito. Trad., J. Guinsburg e Miriam Shnaiderman. São Paulo:
Perspectiva, 1972.
CIVITA, V. (Ed.). Mitologia. São Paulo: Abril Cultural, 1973. 3 v.
ELIADE, M. Mito e Realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2007.
FALBEL, N. Os fundamentos históricos do romantismo In GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo, Editora Perspectiva, 1978, 3ª ed. p. 23-50.
GUINSBURG, J. Romantismo, Historicismo e História. In: ______. O Romantismo. São Paulo: 3. ed., Editora Perspectiva, 1978. p.13-21.
MORICONI, Í. Pós-modernismo e volta do sublime na poesia brasileira. In PEDROSA, C; MATOS, C; NASCIMENTO, E. (Org.). Poesia hoje. Niterói: Editora UFF, 1998, p. 11-26.
NUNES, B. A visão romântica In GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo, Editora Perspectiva, 1978, 3ª ed. p. 51-74.
PROENÇA FILHO, D. Poesia brasileira contemporânea multiplicidade e dispersão. In: ______; ESPÍNDOLA, A; CÍCERO, A; LUCCHESI, M; MARANHÃO, S; (Org.). Concerto a quatro vozes. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2006, p. 7-18.
VENDSEN, L. Filosofia do tédio. Trad., Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.