REESCRITA COMO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM PORTUGUÊS POR ALUNOS CHINESES

REWRITING AS OPPORTUNITIES TO LEARN PORTUGUESE TEXT PRODUCTION BY CHINESE STUDENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i19

Resumo

RESUMO: Este trabalho propôs uma prática pedagógica, com base nas discussões dos conceitos de escrita como prática social, proficiência em escrita e uso de reescrita, procurando inspirar propostas de ensino que visem ao trabalho de escrita como prática social e que busquem propiciar oportunidades de análise e reescrita do texto para promover a aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em uma disciplina de leitura de um Curso de Graduação em Língua Portuguesa na China. A disciplina teve 16 encontros (32 horas), durante os quais a professora-pesquisadora propôs a leitura, a discussão e a escrita de diferentes gêneros do discurso. Entre as atividades desenvolvidas ao longo do semestre, foram propostas aos alunos três tarefas do exame Celpe-Bras (tarefas que integram leitura e escrita), que são foco deste estudo. A primeira versão do texto de cada tarefa foi corrigida pelo colega. A seguir, os alunos fizeram a reescrita com base no feedback dado pelo colega. A professora-pesquisadora corrigiu a segunda versão do texto e deu aos alunos o feedback para que eles pudessem fazer nova reescrita. Depois, a professora-pesquisadora corrigiu a terceira versão do texto. Para obter as perspectivas dos alunos sobre sua aprendizagem relativas à produção textual, foram realizadas entrevistas com todos os alunos participantes. Após analisar e comparar os 135 textos coletados, constataram-se os progressos a partir da reescrita dos textos em termos de construção da interlocução, uso das informações e recursos linguísticos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para o ensino de escrita em língua portuguesa a alunos chineses.

PALAVRAS-CHAVE: Língua escrita. Reescrita. Prática social. Ensino e aprendizagem.

 

ABSTRACT: This work proposes a pedagogical practice, based on the discussions of the concepts of writing as social practice, writing proficiency and rewriting, trying to inspire teaching proposals that aim at writing as social practice and that seek to provide opportunities for analysis and rewriting of text to promote learning. The participants of the research were 15 Chinese students and myself, as teacher- researcher, in a reading subject in a Portuguese Undergraduate Course in China. The subject had 16 meetings (32 hours), during which the teacher-researcher proposed reading, discussing and writing different discourse genres. Among the activities developed during the semester, the students were assigned three tasks of the Celpe-Bras Exam (integrated reading-to-write tasks), which are the focus of this study. The first version of each text was corrected by a classmate. Then the students rewrote their texts based on the feedback given. The teacher-researcher corrected the second version of the texts and gave the students feedback for their next rewriting. Then the teacher-researcher corrected the third version of the text. To obtain students’ perspectives on their learning regarding writing, interviews were conducted with all participating students. After analyzing and comparing the 135 texts collected, we verified the progress from the rewriting of the texts, in terms of constructing dialogue, use of information and linguistic resources. It is hoped that the present study may contribute to the teaching of writing in Portuguese to Chinese students.

KEYWORDS: Writing. Rewriting. Social practice. Teaching and learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Fangfang ZHANG, Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing (Beijing Foreign Studies University), China

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora do Departamento de Português da Faculdade de Estudos Hispânicos e Portugueses da Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing (Beijing Foreign Studies University), Beijing, China. E-mail: zhangfangfangdiana@hotmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0868-8754.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª ed, São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRITTO, L.P.L. Verdades perigosas. Na Ponta do Lápis, VII (18), p. 28-31, dezembro de 2011. CLARK, H. H. O uso da linguagem. Cadernos de tradução, 9: 49-71, 2000.

DILLI, C; SCHOFFEN, J. R.; SCHLATTER, M. Parâmetros para a avaliação de produção escrita orientados pela noção de gêneros do discurso. In: Schoffen, J. R.; Kunrath, S. P; Andrighetti, F. H; Santos, L.G (org.). Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Bem Brasil Editora, p.169-197, 2012.

GAO, J. R. Práticas de avaliação de textos em português produzidos por falantes de chinês. Dissertação de Mestrado em Letras, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

MEURER, J. L. Esboço de um modelo de produção de textos. In: Meurer, J. L.; Motta-Roth, D. (orgs.) Parâmetros de textualização. Santa Maria: Ed. UFSM, 1997.

RIO GRANDE DO SUL, SCRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO. Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagem, código e suas tecnologias. Porto Alegre, SE/DP. p.41-54. 2009.

RUIZ, E.D. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010.

SCHLATTER, M. E GARCEZ, P. M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em Inglês. Porto Algre: Erechim: Edelbra, 176 p., 2010.

SCHOFFEN, J.R. Gênero do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. Tese de doutorado em Letras. Porto Alegre, UFRGS, 2009.

WIDDOWSON, H.G. Knowledge of language and ability for use. Applied Linguistics, vol.10, n.2, p.129- 137, 1989.

Publicado

2019-12-01

Como Citar

ZHANG, Diana Fangfang. REESCRITA COMO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM PORTUGUÊS POR ALUNOS CHINESES: REWRITING AS OPPORTUNITIES TO LEARN PORTUGUESE TEXT PRODUCTION BY CHINESE STUDENTS. Travessias Interativas, [S. l.], v. 9, n. 19, p. pp. 300–320, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i19. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12696. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ 2 - AVALIAÇÃO NOS DOMÍNIOS DA LEITURA, ESCRITA E GRAMÁTICA