AVALIAÇÃO DE TEXTOS NO PROCESSO SELETIVO DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR

TEXT ASSESSMENT IN THE SELECTION PROCESS OF A PREPARATORY COURSE FOR ENTRANCE EXAMINATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i19

Resumo

RESUMO: Avaliações em larga escala como os exames vestibular e o Enem exercem alto impacto na educação brasileira, implicando na criação de instituições voltadas especificamente à preparação para tais exames. Nesse contexto, os cursos pré-vestibular de caráter popular, assim como as próprias universidades, não dispõem de vagas suficientes para todos os candidatos, o que exige uma sistemática de avaliação para distribuir as vagas. Isto posto, este artigo objetiva apresentar a elaboração de um instrumento e de parâmetros de avaliação para a prova de redação do processo seletivo de um curso pré-vestibular popular. Para tanto, com base na literatura da área de avaliação de proficiência, foram realizados os seguintes procedimentos: análise das provas de redação de processos seletivos anteriores e do edital do processo em vigência; elaboração de uma proposta de redação com instruções claras e de parâmetros de avaliação coerentes com tal instrumento; ajuste dos parâmetros com base em uma amostra de textos; avaliação da totalidade de textos. Os resultados da proposta apresentada neste trabalho contribuem para a implementação de uma avaliação mais válida e confiável no processo seletivo focalizado, bem como apresentam possibilidades de práticas de avaliação de textos neste e em outros contextos.

PALAVRAS-CHAVE: Prova de redação. Parâmetros de avaliação. Pré-vestibular. Exame Nacional do Ensino Médio.

 

ABSTRACT: Large-scale assessment such as entrance examinations and Enem have a high impact on Brazilian education, with implication on the creation of institutions that prepare students for these exams. In this context, considering that preparatory courses for entrance examinations which are focused on low-income students, and the universities themselves, do not have enough vacancies for all the candidates, an assessment system to distribute vacancies is needed. Therefore, this paper aims to present the design of an assessment tool and parameters for the composition test of the selection process of a preparatory course for entrance examination. For this purpose and based on the literature review of proficiency assessment, the following procedures were undertaken: analysis of previous composition tests and the current public notice; design of an assessment tool with clear instructions and consistent assessment parameters; parameters adjustment based on a sample of texts; evaluation of all the texts. The results of the proposal presented in this paper contribute to the implementation of a more valid and reliable assessment in the selection process under analysis, as well present possibilities of text assessment practices in this and other contexts.

KEYWORDS: Composition test. Assessment parameters. Preparatory course for entrance examination. National Secondary Education Examination.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaiane MENDEL, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/CAPES

Mestra em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: kaiane.mendel@hotmail.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-1839-8750.

Referências

ALDERSON, Charles J.; WALL, Dianne. Does washback exist?. Applied Linguistics, v. 14, n. 2, p. 115-129, 1983.

BACHMAN, Lyle. F. Some reflections on task-based language performance assessment. Language Testing, Londres, v. 19, n. 4, p. 453–476, 2002.

BACHMAN, Lyle. F.; PALMER, Adrian S. Language testing in practice: Designing and developing useful language tests. Oxford: Oxford University Press, 1996.

BRASIL. Redação no Enem 2017 - Cartilha do Participante. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

CHAPELLE, Carol A. Validity in language assessment. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 19, n. 1, p. 254-272, 1999.

DILLI, Camila; SCHOFFEN, Juliana Roquele; SCHLATTER, Margarete. Parâmetros para a avaliação de produção escrita orientados pela noção de gênero do discurso. In: SCHOFFEN, Juliana Roquele; KUNRATH, Simone Paula; ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe; SANTOS, Letícia Grubert dos. (orgs.). Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Bem Brasil, 2013. p. 169-197.

GUEDES, Paulo Coimbra; FISCHER, Luís Augusto; SIMÕES, Luciene Juliano. O paradigma de avaliação da redação na UFRGS. In: PAIVA, Maria da Graça G.; BRUGALLI, Marlene (orgs.). Avaliação: novas tendências, novos paradigmas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000. p. 79-103.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

SCARAMUCCI, Matilde V. R. Vestibular e ensino de língua estrangeira (inglês) em uma escola pública. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 34, n. 1, p. 7-20, 1999.

______. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 43, n. 2, p. 203-226, 2004.

______. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. Linguarum Arena, Porto, v. 2, p. 103-120, 2011.

SHOHAMY, Elana. Language Policy: Hidden agendas and new approaches. London: Routledge, 2006.

SILVA, Eduardo C. H.; SILVA, Bárbara V. G. Entre o ensino médio e o superior: as escolhas profissionais dos jovens de um cursinho pré-vestibular popular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 35-48, jul./dez. 2016.

SIRIANNI, Gabrielle Rodrigues. Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

WEIGLE, Sarah Cushing. Assessing writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

Publicado

2019-12-01

Como Citar

MENDEL, Kaiane. AVALIAÇÃO DE TEXTOS NO PROCESSO SELETIVO DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: TEXT ASSESSMENT IN THE SELECTION PROCESS OF A PREPARATORY COURSE FOR ENTRANCE EXAMINATION. Travessias Interativas, [S. l.], v. 9, n. 19, p. pp. 321–336, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i19. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12697. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ 2 - AVALIAÇÃO NOS DOMÍNIOS DA LEITURA, ESCRITA E GRAMÁTICA