AVALIAÇÃO DE TEXTOS NO PROCESSO SELETIVO DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR
TEXT ASSESSMENT IN THE SELECTION PROCESS OF A PREPARATORY COURSE FOR ENTRANCE EXAMINATION
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i19Resumo
RESUMO: Avaliações em larga escala como os exames vestibular e o Enem exercem alto impacto na educação brasileira, implicando na criação de instituições voltadas especificamente à preparação para tais exames. Nesse contexto, os cursos pré-vestibular de caráter popular, assim como as próprias universidades, não dispõem de vagas suficientes para todos os candidatos, o que exige uma sistemática de avaliação para distribuir as vagas. Isto posto, este artigo objetiva apresentar a elaboração de um instrumento e de parâmetros de avaliação para a prova de redação do processo seletivo de um curso pré-vestibular popular. Para tanto, com base na literatura da área de avaliação de proficiência, foram realizados os seguintes procedimentos: análise das provas de redação de processos seletivos anteriores e do edital do processo em vigência; elaboração de uma proposta de redação com instruções claras e de parâmetros de avaliação coerentes com tal instrumento; ajuste dos parâmetros com base em uma amostra de textos; avaliação da totalidade de textos. Os resultados da proposta apresentada neste trabalho contribuem para a implementação de uma avaliação mais válida e confiável no processo seletivo focalizado, bem como apresentam possibilidades de práticas de avaliação de textos neste e em outros contextos.
PALAVRAS-CHAVE: Prova de redação. Parâmetros de avaliação. Pré-vestibular. Exame Nacional do Ensino Médio.
ABSTRACT: Large-scale assessment such as entrance examinations and Enem have a high impact on Brazilian education, with implication on the creation of institutions that prepare students for these exams. In this context, considering that preparatory courses for entrance examinations which are focused on low-income students, and the universities themselves, do not have enough vacancies for all the candidates, an assessment system to distribute vacancies is needed. Therefore, this paper aims to present the design of an assessment tool and parameters for the composition test of the selection process of a preparatory course for entrance examination. For this purpose and based on the literature review of proficiency assessment, the following procedures were undertaken: analysis of previous composition tests and the current public notice; design of an assessment tool with clear instructions and consistent assessment parameters; parameters adjustment based on a sample of texts; evaluation of all the texts. The results of the proposal presented in this paper contribute to the implementation of a more valid and reliable assessment in the selection process under analysis, as well present possibilities of text assessment practices in this and other contexts.
KEYWORDS: Composition test. Assessment parameters. Preparatory course for entrance examination. National Secondary Education Examination.
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