RELAÇÃO LEITURA-ESCRITA EM EXAMES NACIONAIS: TEXTO MOTIVADOR, TEMA E PERSPECTIVA PROCESSUAL
THE READING-WRITING RELATIONSHIP IN NATIONAL EXAMS: MOTIVATING TEXT, SUBJECT AND PROCESS APPROACH
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i19Resumo
RESUMO: Sob uma ótica processual de escrita e a par do entendimento de que o Exame Nacional do Ensino Médio e o Exame Final Nacional de Português/ 12.° ano são reguladores do ensino de língua portuguesa no Brasil e em Portugal, este artigo compara o estatuto leitura- escrita nas propostas de redação dos exames 2017, a partir da observação: i) do papel dos textos motivadores no enunciado; ii) da relação do tema com as demais questões; e iii) do confronto, no âmbito da matriz /quadro de referências para avaliação, das abordagens dos temas nessas provas. Teoricamente, dá-se vez a estudos como os Soares (2009) e Passareli (2012), ligados a uma linha processual de escrita, e a outros como os de Antunes (2006), Silva e Freitag (2015), Silva (2016) e Silva e Silva (2018), que afirmam a função reguladora desses exames sobre o ensino. A análise revela que a proposta brasileira é mais afinada com uma abordagem processual, dada a inserção de múltiplos textos motivadores e a escolha por tema de impacto social, ao tempo em que a portuguesa endossa a concepção de texto como produto, na medida em que abafa uma discussão necessária sobre os desdobramentos do tema e desconsidera a importância de textos motivadores.
PALAVRAS-CHAVE: Escrita processual. Exames nacionais. Leitura. Redação.
ABSTRACT: From a process standpoint of writing and aware of the understanding that the National High School Exam and the Final National Portuguese Exam – 12th year are regulators of the Portuguese Language Teaching in Brazil and Portugal, this article compares the read-write statutes on the writing proposals of the 2017 exams, from observation: i) of the role of the motivating texts on their outlines; ii) of the relation between the subject and the other matters; and iii) of the confrontation, on the reference matrix scope/table for evaluation, of the subject approaches. Theoretically, emphasis is placed on studies such as those of Soares (2009) and Passareli (2012), linked to a process line of writing, and to others such as those of Antunes (2006), Silva e Freitag (2015), Silva (2016) e Silva e Silva (2018), which state the regulatory function of those exams over the teaching process. The analysis reveals that the Brazilian proposal is much more in tune with a writing process approach, due to the inclusion of multiple motivating texts and the choice of a social impact issue. On the other hand, the Portuguese proposal endorses the concept of text as a product, as it stifles a necessary discussion on the subject deployment and disregards the importance of motivating texts.
KEYWORDS: Process writing. National exams. Reading. Writing.
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