TOBIAS BARRETO: “NOTAS A LÁPIS” PARA UM PERFIL LITERÁRIO E FILOSÓFICO

Autores

Resumo

O trabalho procura elucidar uma trajetória intelectual de Tobias Barreto de Menezes (1839-1889), figura singular na História cultural do Brasil do Segundo Reinado. Assim, exploramos, especialmente, a importância e o papel da atuação de seu amigo Sílvio Romero na edificação de sentidos para seus escritos e ideias. De modo específico, analisamos a atuação de Romero (1851-1914) na divulgação e organização das “Obras Completas” de Tobias Barreto, publicadas a partir do livro de poesias coligidas por Romero, Dias e Noites (1881), e interrompida pela sua morte em 1914. Nosso argumento principal é de que a atuação de Romero na corte imperial no Rio de Janeiro foi decisiva na edificação e ampliação das mitologias que envolviam as ideias e a personalidade combativa de Tobias. Dessa maneira, pretendemos compreender as circulações e transferências locais (e também internacionais) das ideias no contexto do Brasil Império, através da experiência intelectual de Tobias Barreto e sua dinâmica polemista reverberada por Romero.

PALAVRAS-CHAVE: Tobias Barreto. Sílvio Romero. Brasil Império. Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos PASSOS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, Paraná, Brasil.

Referências

BARBOSA, Ivan Fontes. A Escola do Recife a sociologia no Brasil. (Tese de doutorado em Sociologia). Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

BARRETO, Luiz Antonio. Tobias Barreto. Aracaju: Sociedade Editorial do Sergipe, 1994.

BARRETO, Tobias. Estudos de direito (publicação posthuma dirigida por Sylvio Roméro). Rio de Janeiro: Laemmert & C., 1892.

______. Menores e Loucos e Fundamentos do Direito de Punir. (Obras Completas V). Aracaju: Edição do Estado do Sergipe, 1926.

______. Varios Escriptos (publicação posthuma dirigida por Sylvio Roméro). Rio de Janeiro: Laemmert & C. Editores, 1900.

BEVILAQUA, Clovis. Epochas e Individualidades. Recife: Livraria Quintas – Editora, 1899.

BRITO, Rosa Mendonça de. Filosofia, Educação, Sociedade e Direito na obra de Arthur Orlando da Silva – 1858/1916. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1980.

CÂNDIDO, Antonio. O método crítico de Sílvio Romero. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

CHACON, Vamireh. Formação das Ciências Sociais no Brasil. (Da Escola do Recife ao Código Civil). 2.ed. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 2008.

COLEÇÃO ALEMÃ DE TOBIAS, pertencente ao acervo da Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife. Recife: Universidade Federal de Pernambuco/Faculdade de Direito do Recife, 1989.

FREITAS, Itamar. A “Casa de Sergipe”: historiografia e identidade na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (1913/1929). Dissertação de mestrado em História. Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2000.

KARVAT, Erivan Cassiano. Filosofia da história e civilização em Sílvio Romero: uma leitura de Interpretação Philosophica dos factos históricos (1880). Revista Ágora, Vitória, n. 12, 2011.

LIMA, Jackson da Silva. História da literatura sergipana. Fase romântica. Aracaju: FUNDESC, 1986.

MARTINS, Wilson. História da Inteligência Brasileira. Vol. IV. (1877-1896). 2. Ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.

NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. A Cultura Ocultada ou a Influência alemã na Cultura Brasileira durante a segunda metade do século XIX. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 1999.

PAIM, Antonio. A Escola do Recife. 3.ed. Londrina: Editora da UEL, 1997.

RABELLO, Sylvio. Itinerário de Sílvio Romero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

ROMERO, Sílvio. História da Literatura Brasileira. (4º Volume). 7.ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1980.

______. Parnaso Sergipano. (Edição Comemorativa). Organização: Luiz Antonio Barreto. Rio de Janeiro: Ed. Imago; Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2001.

______. Provocações e Debates (contribuição para o estudo do Brazil Social). Porto: Livraria Chardron, 1910.

ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto I. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

SOBRINHO, Sebrão. Tobias Barreto, o desconhecido. Gênio e desgraça. Aracaju: Imprensa Oficial, 1941.

Publicado

2020-11-10

Como Citar

PASSOS, Aruanã Antonio dos. TOBIAS BARRETO: “NOTAS A LÁPIS” PARA UM PERFIL LITERÁRIO E FILOSÓFICO. Travessias Interativas, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 35–51, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/14710. Acesso em: 19 abr. 2024.