A METALINGUAGEM NA POESIA DE MARIA LÚCIA DAL FARRA

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Resumo

Este artigo apresenta uma análise de poemas da obra Terceto para o fim dos tempos (2017), de Maria Lúcia Dal Farra. O objetivo é evidenciar os efeitos da subjetividade lírica evocada por meio da metalinguagem, considerando a sintonia entre identidades da poetisa e da arte contemporânea. O respaldo teórico deste estudo literário parte das premissas de Barthes (2003), Chalhub (2005) no que diz respeito à definição da metalinguagem, recurso estético da linguagem e sua relação com a língua-objeto e com o sujeito-lírico. A argumentação teórica também usa como bojo a reflexão crítica de Hollanda (1998) e Resende (2008) sobre o contexto artístico-literário na contemporaneidade.

PALAVRAS-CHAVE: Metalinguagem. Terceto para o fim dos tempos. Maria Lúcia Dal Farra. Identidades. Literatura Contemporânea.

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Biografia do Autor

Joseana Souza da FONSÊCA, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

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Publicado

2020-11-10

Como Citar

FONSÊCA, Joseana Souza da. A METALINGUAGEM NA POESIA DE MARIA LÚCIA DAL FARRA. Travessias Interativas, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 131–143, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/14720. Acesso em: 18 maio. 2024.