OS ESPAÇOS DA CIDADE, DA MORTE E DA VIDA NO CAPÍTULO SOLFIERI DE NOITE NA TAVERNA, DE ÁLVARES DE AZEVEDO

Palavras-chave: Álvares de Azevedo, Romantismo, Noite na Taverna, Espaço literário

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o capítulo “Solfieri”, de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Sabe-se que a obra póstuma de Azevedo abarca grande fortuna crítica, não se pretendendo, portanto, fazer levantamento crítico dela, mas um recorte – do capítulo supracitado – e a partir disto, uma leitura sobre os espaços da cidade, da morte e da vida pelos quais o narrador-protagonista transita. Autores como Brandão (2013), Lins (1976), Gomes (2008) e Blanchot (2011) contribuem para a compreensão do estudo proposto.

Biografia do Autor

Elton Jônathas Gomes de ARAÚJO, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em estudos literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL/UFS, da Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão – Sergipe, Brasil. Doutorando em estudos literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL/UFS, da Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão – Sergipe, Brasil. Bolsista CAPES.

Referências

AZEVEDO, Álvares de. Noite na Taverna. Jandira – SP: Principis, 2019.

BAUMAN, Zygmunt. O pavor da morte. In: Medo líquido. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 35-73.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Fapemig, 2013.

CAMARANI, Ana Luiza Silva. A literatura frenética no romantismo: a França e o Brasil sob o signo de satã. Itinerários, Araraquara, n. 44, p. 179-193, jan./jun. 2017.

CANDIDO, Antônio. A Educação pela noite. In: A Educação pela noite & Outros ensaios. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CARVALHO, Alfredo Leme Coelho de. Foco narrativo e fluxo de consciência: questões de teoria literária. São Paulo: Unesp, 2012.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

LODGE, David. A arte da ficção. Trad. Guilherme da Silva Braga. Porto Alegre, RS: L&PM POCKET, 2020.

NIELS, Karla Menezes Lopes. O cânone crítico e historiográfico de Álvares de Azevedo e a questão do fantástico em noite na taverna. REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS ANO 4, v.2, Número 7, 2013.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Publicado
2021-07-27
Seção
DOSSIÊ - ÁLVARES DE AZEVEDO: REVISÃO CRÍTICA