OS NERVOS DO ESQUELETO: INTERAÇÕES HUMANAS NA PEÇA A INVASÃO, DE DIAS GOMES

Palavras-chave: Teatro, sociossemiótica, Dias Gomes, Eric Landowski, The invasion

Resumo

Estudo da peça A invasão, de Dias Gomes, sob o enfoque sociossemiótico no que diz respeito à teoria dos regimes de interação e de sentido proposto por Eric Landowski. Tendo como pressupostos teóricos a teoria literária referente ao gênero dramático, como também a abordagem social da semiótica de base greimasiana, a pesquisa objetiva compreender os sentidos que as relações intersubjetivas assumem na obra. Além de investigar as interações humanas no corpus, o percurso analítico caracteriza a produção teatral do autor e examina os principais aspectos do Percurso Gerativo do Sentido. Constata-se, por fim, que a peça tece uma crítica ao sistema opressivo que, em vista de sua preservação, institui a exclusão social, a defasagem habitacional do país, a corrupção policial e a demagogia política.

Biografia do Autor

Antônio Coutinho Soares Filho, UEMASUL/IFMA

Doutorando do PPGL em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT/Campus Araguaína). Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)/ Campus Imperatriz.

Referências

ATOS DOS APÓSTOLOS. In: BÍBLIA DE JERUSALÉM. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005. (Série fundamentos, 72)

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

FIORIN, José Luiz. Prefácio. In: LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Tradução de Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014b. p. 7-10.

GOMES, Dias. A invasão: peça em três atos e cinco quadros. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Manipulação. In: GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1979. p. 269.

JOBIM, Tom; MORAES, Vinícius. O morro não tem vez. Letras. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/tom-jobim/49053/>. Acesso em: 02 jan. 2021.

LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 10-20, jun. 2014a. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014119609

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Tradução de Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014b.

MATEUS. In: BÍBLIA DE JERUSALÉM. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa II. 16. ed. rev. atualiz. São Paulo: Cultrix, 1998.

RANGEL, Flávio. Notícia sobre Dias Gomes. In: GOMES, Dias. A invasão: peça em três atos e cinco quadros. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. p. 7-11.

Publicado
2022-07-05
Seção
Dossiê: Estudos Literários