ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DIALOGIA E REINVENÇÕES A PARTIR DO WHATSAPP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmicos, Dialogia, Ensino remoto, Táticas

Resumo

Este artigo foca a discussão sobre os conflitos e as possibilidades envolvidas na escrita de conceitos teóricos e posterior produção de resumos mediada pelo aplicativo WhatsApp, no contexto de ensino remoto, na disciplina Estudos Linguísticos II, do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Partimos da compreensão de que a análise das práticas de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013, 2016) dão-se em relações dialógicas (BAKTHIN, 1992, 2003) e circunscritas socio-historicamente em contextos que evidenciam ações e táticas (DE CERTEAU, 2002) dos sujeitos nos movimentos empreendidos na atividade de escrever. Adotando um ponto de vista teórico-metodológico indiciário (GINZBURG, 1986), analisamos uma experiência de escrita acadêmica no ensino remoto e avaliamos a interveniência da tecnologia (LÉVY, 1993; MIRANDA, 2016), além de aspectos que configuram as nuances textuais e discursivas (BARROS-GOMES, 2021) da escrita no âmbito da Universidade.

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Biografia do Autor

Juliene da Silva BARROS-GOMES, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Doutora em Linguística (UNICAMP). Docente Associada da UFAPE, Garanhuns-PE/BR.

Leila Britto de Amorim LIMA, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Doutora em Educação (UFPE). Docente Adjunta da UFAPE, Garanhuns-PE/BR.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

BARROS-GOMES, Juliene da Silva; LIMA, Leila Britto de Amorim. ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DIALOGIA E REINVENÇÕES A PARTIR DO WHATSAPP. Travessias Interativas, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 31–49, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17016. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA