O IDEALISMO ABSTRATO NA NOVELA A LOUCURA IMAGINOSA, DE MAXIMIANO CAMPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, A Loucura Imaginosa, Maximiano Campos, “O idealismo abstrato”

Resumo

Esta pesquisa busca analisar a presença de “O idealismo abstrato” na novela A Loucura Imaginosa, de Maximiano Campos. O objetivo principal é discutir o comportamento do personagem Turíbio, a partir da tipologia do herói problemático, observando pontos de ligação entre as características do personagem e a teoria de Lukács (2000). A pesquisa, de caráter qualitativo e método explicativo foi desenvolvida a partir um levantamento bibliográfico teórico e crítico, que serviu de base para a discussão dos elementos que caracterizam o comportamento do herói problemático na literatura moderna. Após a análise da novela, a qual compõe o corpus para o desenvolvimento da pesquisa, tornou-se possível identificar as características abordadas pela teoria de Lukács, mais especificamente, diante das ações da personagem Turíbio, que tornam evidente a inadequação que existe entre alma e mundo exterior, posto que o referido herói apresenta sinais de dominação demoníaca, loucura e distanciamento do mundo externo, sendo levado por ações inadequadas, insinuando aspectos da alma em seu caráter estreito. Assim, conclui-se que os elementos que compõem a obra, somados aos da teoria, conferem ao texto particularidades em relação ao rigor psicológico e caráter de ação do personagem destacado, colocando-o face a face com o sucesso, ou o fracasso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Karla Noé da SILVEIRA, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, Nazaré da Mata-PE, Brasil. PIBIC-CNPq. E-mail: helenkarla73@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7720-6635

Josivaldo Custódio da SILVA, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Literatura e Cultura pelo PPGL/UFPB, com Pós-Doutorado em Teoria da Literatura, ênfase em Literatura Popular pelo PPGL/UFPE. Professor de Literatura Brasileira e Literatura Popular dos Cursos de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) da UPE – Campus Mata Norte, Nazaré da Mata-PE, Brasil, membro do Grupo de Pesquisa CELLUPE.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora F. Bernadini et al. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1993.
CAMPOS, Maximiano. A Loucura Imaginosa. Recife: Bagaço, 2004.
GOLDMANN, Lucien. A Sociologia do Romance. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
GOUVEIA, Arturo, A ironia estrutural no romance. In: RABELO, Lúcia Sá; SCHNEIDER, Liane (Orgs.). Construções literárias e discursivas da modernidade. Porto Alegre: Nova Prova, 2008.
LUKÁCS, Georg. O idealismo abstrato. In: ______. A Teoria do Romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução, posfácio e notas de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000, p. 99-117.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

SILVEIRA, Helen Karla Noé da; SILVA, Josivaldo Custódio da. O IDEALISMO ABSTRATO NA NOVELA A LOUCURA IMAGINOSA, DE MAXIMIANO CAMPOS. Travessias Interativas, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 138–152, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17022. Acesso em: 29 mar. 2024.