“PÁTRIA”, DE BERNARDO CARVALHO: VIOLÊNCIA E DESLOCAMENTO NO TEATRO DO MUNDO

  • Paulo Cesar Silva de Oliveira UERJ

Resumo

O artigo analisa a narrativa “Pátria”, de Bernardo Carvalho (2019), por meio das relações entre mobilidade e clausura no mundo contemporâneo, para verificar por que meios o escritor ficcionaliza as questões políticas e ideológicas do hoje, a partir de um texto que requer a dupla leitura forma/fundo como estratégia de compreensão das relações entre real, ficcional e imaginário. Para tanto, valemo-nos da leitura cerrada desta narrativa híbrida, tendo como alguns pressupostos teóricos as reflexões oriundas da Semiologia, para as questões de forma; e da sociologia, mais especificamente, as de Zygmunt Bauman acerca dos medos líquidos que rondam nossos tempos. A análise textual, entretanto, é o modo de entrada e leitura privilegiado para se discutir as especificidades da obra literária em questão, visto que as relações entre mundo e representação estão na base do texto estruturado por Bernardo Carvalho, principalmente no trato com as questões das fronteiras e dos territórios da literatura e da geopolítica no agora.

Referências

BARTHES, Roland. O Efeito de Real. In: GENETTE, Gérard et. al. Literatura e Semiologia: seleção de ensaios da revista Communications. Trad. Célia Neves Dourado. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972, p. 35-44.

______. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1987.

BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

______. Vigilância Líquida. Diálogos com David Lyon. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CARVALHO, Bernardo. Pátria. In: Fronteiras: Territórios da Literatura e da Geopolítica. Porto Alegre: Dublinense, 2019a, p. 55-99.

______. Uma Experiência Fabricada. In: Lugar: Revista da Escola Letra Freudiana. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011, p. 133-160.

______. O Filho da Mãe. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

______. Estão Apenas Ensaiando. In: MORICONI, Ítalo. Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

FRONTEIRAS: Territórios da Literatura e da Geopolítica. Porto Alegre: Dublinense, 2019.

GENETTE, Gérard et. al. Literatura e Semiologia: Seleção de Ensaios da Revista Communications. Trad. Célia Neves Dourado. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.

LUGAR: Revista da Escola Letra Freudiana. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

MORICONI, Ítalo. Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século. São Paulo: Objetiva, 2000.

OLIVEIRA, Paulo Cesar S. Oliveira. A Literatura Em Busca De Um Lugar Neste Século: Apresentação. In: ___; CARMO, Claudio do; CONCEIÇÃO, Douglas Rodrigues da (Eds.). Soletras, n. 36, Rio de Janeiro, UERJ, 2018, p. 1-22. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/soletras/issue/view/2129.

SOLETRAS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN), n. 36, Rio de Janeiro, UERJ, 2018. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/soletras/issue/view/2129.

Publicado
2022-07-05
Seção
Dossiê: Estudos Literários