LETRAMENTO VISUAL E O GÊNERO NOTÍCIA EM LIVRO DIDÁTICO

Palavras-chave: Livro Didático, Gênero textual multimodal notícia, Letramento visual

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar eventos de letramento visual na proposição de ensino do gênero textual notícia pelo livro didático de língua portuguesa para primeiro ano do Ensino Médio, adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins para o triênio 2018/2019/2020. Como processo de justificativa da pesquisa, destacam-se dois aspectos de importante relevância social, no que se refere ao ensino de língua portuguesa no Brasil contemporâneo: (i) reflexão sobre proposição de ensino de gêneros textuais em livro didático; e (ii) reflexão sobre letramento visual em proposta de ensino de gênero textual multimodal. Para fundamentação deste trabalho, o arcabouço foi construído, principalmente, com base em Marcuschi (2008), sobre gêneros textuais; Kalantzis e Cope (2008), sobre Multiletramentos; e Kress e van Leeuwen (2006), sobre Multimodalidade. Os resultados deste estudo apontam que o livro didático analisado, para ensino do gênero notícia, não desenvolve proposição didática que contemple o letramento visual. No geral, o livro didático, por vezes, ignora o letramento visual e, por vezes, trata-o de modo incipiente. Nesse sentido, esta pesquisa evidencia que o livro didático analisado privilegia, na maioria das vezes, o ensino de aspectos verbais.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Melo, Universidade de Brasília
Mestrando em Linguística pela Universidade de Brasília.
Carina Aparecida Lima de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO/Campus Palmas

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO/Campus Palmas. Endereço eletrônico: carinalima@ifto.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9638-0375

Referências

AMOÊDO, R. S.; SOARES, N. M. M. O texto visual no livro didático de língua portuguesa: reflexões e desafios em multimodalidade. Horizontes, v. 38, n. 1, p. e020007, 2020.

BAGNO, M.; GAGNÉ, G.; STUBBS, M. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da Semiótica Social e da Gramática do Design Visual. Minas Gerais, 2016. 179 p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2016.

HALLIDAY, M. A. K. An Introducion to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K. An Introducion to functional grammar. 2. Ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Hodder Education, 2004.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

OLIVEIRA JÚNIOR, O. B. Os usos sociais da linguagem: reflexões sobre as práticas de letramento. Cadernos do CNFL, Rio de Janeiro, v. XIX, n. 2, p. 1494-1504, 2015.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Language education and multiliteracies. Encyclopedia of language and education, v. 1, p. 195-211, 2008.

KLEIMAN, A. D. K. B. R. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 72-91, ago./dez. 2014.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London; New York: Routledge, 2006.

MARCUSCHI. L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008.

ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se língua na língua: literatura, produção de texto, linguagem. São Paulo: Moderna, 2016.

SANTOS, Z. B.; PIMENTA, S. M. O. Da Semiótica Social à Multimodalidade: a orquestração de significados. Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v. 12, n.2, p. 295-324, 2014.

SILVA, I. F. Compreensão leitora do gênero multimodal tira: uma análise de atividades de leitura propostas por livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. Chapecó, 2019. 168 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2019.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

Publicado
2022-07-05
Seção
Dossiê: Estudos Linguísticos