ENTRE A PRESCRIÇÃO E A CONTEXTUALIZAÇÃO:

O TRATAMENTO DE VARIAÇÃO NO ENSINO DE ORAÇÕES RELATIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p114-130

Palavras-chave:

Variação Linguística, Sociolinguística, Livro didático, Ensino médio, Construções relativas

Resumo

Este artigo analisa o tratamento das “construções relativas” em livros didáticos do ensino médio. Fundamentado no referencial teórico da sociolinguística variacionista e nos estudos empíricos sobre o fenômeno, nosso objetivo é investigar em que medida a realidade heterogênea e variável do português brasileiro é considerada no ensino de sintaxe. Para tanto, são observados os três volumes da coleção Português: contexto, interlocução e sentido (Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete Abaurre e Marcela Pontara). Neste estudo, assumimos que a compreensão da diversidade linguística é basilar no ensino de português, uma vez que fornece subsídios para uma aprendizagem mais coerente e contextualizada. Parte-se do pressuposto de que os livros didáticos, no tratamento da variação, centralizam-se nos conceitos e descrições de usos variáveis do nível lexical. Dessa forma, negligenciam as contribuições da variação para o ensino de sintaxe.  Em linhas gerais, a análise da coleção de livros didáticos revelou o comprometimento das autoras em apresentar e discutir a variação linguística de modo direto e indireto. No entanto, os estudos da sintaxe partem de uma abordagem notadamente prescritivista e usos variáveis são tratados de modo superficial e como curiosidades acessórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola, 2007.
BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2010.
BORTONI-RICARDO, S. M.. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BARROS, A. L. de. O uso da relativa cortadora na fala pessoensse. Dissertação de Mestrado orientada pelo professor Demerval da Hora, UFPB, João Pessoa, 200.
BISPO, Edvaldo Balduíno. Estratégias de relativização no português brasileiro e implicações para o ensino: o caso das cortadoras. Tese de Doutorado orientada por Maria Angélica Furtado da Cunha, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UFRN, Natal, 2009.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Língua portuguesa. Ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em junho 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ensino mádio. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em junho de 2020.
BURGOS, L. E. S. de. Estratégias de uso das relativas em uma comunidade de fala Afro-brasileira. Dissertação de Mestrado Orientada por Dante Eustáquio Lucchesi Ramacciotti. Programa de Pós-graduação em Letras e linguística, UFBA, Salvador, 2003.
CASTILHO, Ataliba de; ELIAS, Vanda Maria. Pequena Gramática do Português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do português contemporâneo. 17. ed. Lisboa: Jõao Sá da Costa, 2002.
CAMACHO, Roberto. Alinhamento e estratégias de relativização. D.E.L.T.A, v.33, n.1, São Paulo, p. 243-266, 2017.
KATO, Mary. Recontando a história das relativas em uma perspectiva paramétrica. In: ROBERTS, Ian. KATO, Mary A. (Org.). Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1993].
MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Variação, mudança e norma: movimentos no interior do Brasil. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2004.
MENDES, Elisângela dos Passos. A flexão de caso dos pronomes pessoais no Português popular do interior do estado da Bahia. 127 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
MENDES, Elisângela dos Passos. A flexão de caso dos pronomes pessoais no continuum do português popular da Bahia. 270 f. 2009. Tese (Doutorado em língua e cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
MONTEIRO, José Lemos. Pronomes pessoais: subsídios para uma gramática do português do Brasil. Fortaleza: UFC, 1994.
MOLLICA, M. C. de M. O estudo da cópia em construções relativas em português. Dissertação de mestrado, PUC/RJ, Rio de Janeiro, 1977.
MOLLICA, M. C. de M. Relativas em tempo real no português brasileira contemporâneo. In Paiva, M. da C.; Duarte, M. L. (orgs.). Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2003.
PERINI, Mario A. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Parábola Editorial, 2010.
RIBEIRO, Ilza. As sentenças relativas. In: LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza (Org.). O português afro-brasileiro. Salvador: Edufba, 2009. p. 185-208.
TARALLO, Fernando. Sobre a alegada origem crioula do português brasileiro: mudanças sintáticas aleatórias. In: ROBERTS, Ian. KATO, Mary A. (Org.). Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1993]. p. 35-68.

Downloads

Publicado

2023-01-04

Como Citar

LIMA SANTOS, Lanuza; DOS PASSOS MENDES, Elisangela. ENTRE A PRESCRIÇÃO E A CONTEXTUALIZAÇÃO:: O TRATAMENTO DE VARIAÇÃO NO ENSINO DE ORAÇÕES RELATIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO. Travessias Interativas, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 114–130, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i26.p114-130. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17372. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

VERTENTES DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS