VARIAÇÃO, PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ENSINO: VELHOS PROBLEMAS, NOVAS HISTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p191-207

Palavras-chave:

Variação linguística, Preconceito linguístico, Respeito linguístico, Ensino de língua portuguesa

Resumo

Utilizamos, neste artigo, o conto “Fita verde no cabelo: nova velha estória”, de Guimarães Rosa, para estabelecer relações entre o que seriam, por um lado, caminhos “encurtosos” e velhos problemas e, por outro, caminhos “loucos e longos” e novas histórias, no que diz respeito à tríade variação, preconceito e ensino de língua portuguesa. Para isso, discutimos questões teóricas para contextualizar ambos os tipos de caminho, problematizar aspectos que pertencem aos caminhos “encurtosos” e evidenciar experiências dos caminhos “loucos e longos”. Esperamos, com as ideias aqui apresentadas, explicitar a potencialidade de caminhos “loucos e longos” para uma educação, verdadeiramente, (socio)linguística.

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Biografia do Autor

Silvia Maria BRANDÃO, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professora no curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Marcus Garcia de SENE, Centro Universitário Newton Paiva

Professor do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva.

Caroline Carnielli BIAZOLLI, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Departamento de Metodologia de Ensino. Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-01-04

Como Citar

BRANDÃO, Silvia Maria; SENE, Marcus Garcia de; BIAZOLLI, Caroline Carnielli. VARIAÇÃO, PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ENSINO: VELHOS PROBLEMAS, NOVAS HISTÓRIAS. Travessias Interativas, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 191–207, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i26.p191-207. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17458. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

VERTENTES DOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS