UMA TORRE DE GUERRA: ANÁLISE DA IMAGEM DA TORRE DE MARFIM EM DOIS SONETOS DE JORGE DE LIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i27.p57-70

Palavras-chave:

Poesia Lírica, Literatura Brasileira, Jorge de Lima, Torre de Marfim, Livro de Sonetos

Resumo

A partir da análise da imagem da torre de marfim em dois sonetos do Livro de Sonetos (1949) de Jorge de Lima, apresenta-se uma reflexão sobre a posição do sujeito-lírico diante do mundo ao redor. Partindo de uma leitura atenta aos textos poéticos, consciente da diversidade e da multiplicidade de sentidos dos poemas e procurando dialogar com a fortuna crítica da obra de Jorge de Lima que credita ao autor uma poética de viés negativo, autocentrada e desinteressada de versar sobre sua própria  realidade histórica  e social, analisa-se a maneira como a imagem-conceito da torre de marfim é construída nos sonetos e conclui-se que a negatividade presente na poética do autor não está relacionada com uma recusa ao real ou à comunicação. Antes, tal negatividade deve ser entendida como resultado das tensões que estruturam o poema. Dentre as várias tensões presentes nos textos focamos em duas em particular: o conflito entre o elemento “automático” e o elemento “arquitetado”, como indica Fábio de Souza Andrade (2010), e a tensão resultado da tentativa de fundir diferentes concepções temporais, como a humana e a divina, indicada pela recepção do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Iatzaki RIGONI, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em História e Teoria Literária pelo departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

ANDRADE, Fábio de Souza. A Musa Quebradiça. In: Leitura de Poesia. Org. Alfredo Bosi. São Paulo: Editora Ática, 2010.

CARPEUX, Otto Maria. Introdução. In: Obra Poética. Org. Otto Maria Carpeaux, Rio de Janeiro: Editora Getulio Costa, 1950.

CUNHA, Fausto. O Livro de Sonetos de Jorge de Lima. In: Poesia Completa. Volume I. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar, 2004.

LIMA, Jorge de. Obra Poética. Org. Otto Maria Carpeaux. Rio de Janeiro: Editora Getulio Costa, 1950.

LIMA, Jorge de. Poesia Completa. Volume I. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2004.

LIMA, Jorge de. Invenção de Orfeu. Posfácio: Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MENDES, Murilo. Invenção de Orfeu. In: Invenção de Orfeu. Pósfácio: Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

PANOFSKY, Erwin. In defense of the Ivory Tower. In: The centennial review of Arts and Science. Vol. 1, No. 2, Spring 1957.

RIGONI, Rafael Iatzaki. Geografias de Orfeu: considerações sobre o hermetismo e o lastro histórico em dois poemas de Jorge de Lima. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (26), 193–206. Recuperado de: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/53326.

SECCHIN, Antonio Carlos. Percursos da Poesia Brasileira: do Século XVIII ao XXI. Belo Horizonte: Autêntica Editora– Editora UFMG, 2018.

SHAPIN, Steven. The Ivory Tower: the history of a figure of speech and its cultural uses. In: The British Journal for the History of Science 45 (1), 1–27, March 2012.

SPITZER, Leo. Linguistics and Literary History: essays in Stylistics. New Jersey: Princeton University Press, 1948.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

RIGONI, Rafael Iatzaki. UMA TORRE DE GUERRA: ANÁLISE DA IMAGEM DA TORRE DE MARFIM EM DOIS SONETOS DE JORGE DE LIMA. Travessias Interativas, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 57–70, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i27.p57-70. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17906. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

JORGE DE LIMA NO CONTEXTO DA LITERATURA MODERNISTA BRASILEIRA