A LINGUAGEM EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: PENSANDO A PRODUÇÃO DE SENTIDOS

LANGUAGE IN A DIALOGICAL PERSPECTIVE: THINKING ABOUT THE CONSTRUCTION OF MEANINGS

Tamiris Machado GONÇALVES

Resumo


RESUMO: Com vistas a discorrer sobre a produção de sentido, considerando uma perspectiva de linguagem em uso, apresentam-se os conceitos de discurso, signo ideológico, enunciação e diálogo. Tais conceitos compõem a metalinguagem proposta por intelectuais que têm a interação como tema filosófico e uma visão de mundo pautada no dialogismo constitutivo do sujeito, do discurso e dos sentidos. Para ilustrar os conceitos apresentados ao longo do texto, e pensar sobre a produção de sentido, é analisado um enunciado à luz do método sociológico orientado pelos pressupostos bakhtinianos. Espera-se com as discussões levantadas contribuir para a socialização da teoria dialógica do discurso, bem como para a reflexão de um trabalho de Língua Portuguesa ancorado em uma perspectiva discursiva a fim de motivar a prática escolar a partir de uma abordagem de linguagem em uso.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria bakhtiniana. Discurso. Linguagem em uso.



ABSTRACT: In order to discuss the construction of meanings from a language in use perspective, the concepts of discourse, ideological sign, utterance and dialogue are presented. Such concepts are a part of the metalanguage proposed by intellectuals who have the interaction as a philosophical theme and a worldview based on the constitutive dialogism of the subject, the discourse and meanings. To illustrate the concepts presented throughout the text, as well as to reflect about the construction of meanings, one utterance will be analyzed according to the sociological method guided by the Bakhtininan theory. The results expected from the discussions raised are to contribute to the socialization of a dialogical theory of discourse, as well as to reflect about the teaching of Portuguese anchored in a discursive perspective, as to motivate a school practice based on a language in use approach.

KEYWORDS: Bakhtinian theory. Discourse. Language in use.


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