JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL

Autores

  • Valeska Virgínia Soares SOUZA Instituto de Letras e Linguística - UFU
  • Matheus Abrahão de OLIVEIRA Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática IFTM/PIBIC/IFTM-Patrocínio
  • Vinícius José do Valle Ferreira SANTOS Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática IFTM/BIC Junior-FAPEMIG/IFTM-Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i15

Resumo

RESUMO: Estamos longe da integração e normalização de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas no contexto escolar e esse problema vai de encontro ao perfil dos alunos de Ensino Médio, que cresceram em torno dessas tecnologias, inclusive jogando em seus consoles, computadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi elencar e analisar jogos digitais disponíveis para computadores e dispositivos móveis que se mostrassem propiciadores de aprendizagem de inglês. Embasamo-nos teoricamente nos princípios de aprendizagem recorrentes em bons jogos e nas premissas do Modelo RETAIN – relevância, incorporação, transferência, adaptação, imersão e naturalização. Analisamos jogos em cinco categorias: a) gênero RPG (Zelda e Dark Souls); b) gênero point and click (Dark Visions e Batman); c) word games (Wordament e Hangman Pro); d) em dispositivos móveis para aprendizagem de inglês (Phrasalstein e Johnny Grammar); e) em dispositivos móveis com possibilidade de interface em inglês (Akinator e Trivia Crack). Defendemos a maior pertinência de utilização de jogos que apresentam estruturas linguísticas contextualizadas, pois colaboram para a ampliação de vocabulário e gramática e propiciam autonomia dos aprendizes.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem. Jogos Digitais. Língua Inglesa. Ensino Médio.

 

 

ABSTRACT: We are far from the full integration and normalisation of digital technologies for language learning in the educational field and this seems a problem if we consider the profile of high school students, who have grown amongst them, especially playing games in their consoles, computers and mobile devices. In this context, the aim of our research was to list and analyze digital games available for computers and mobile devices that have shown affordances for English learning. Our theoretical background is based on the learning principles that are recurrent in good games and the RETAIN Model, which stands for Relevance, Embedding, Transfer, Adaptation, Immersion and Naturalization. We have analyzed games in five categories: a) genre RPG (Zelda and Dark Souls); b) genre point and click (Dark Visions and Batman); c) word games (Wordament and Hangman Pro); d) English learning games for mobile devices (Phrasalstein and Johnny Grammar); e) games for mobile devices with a possible interface in English (Akinator and Trivia Crack). We claim the appropriateness of using games that feature contextualized language structures to amplify knowledge on vocabulary and grammar structures and help foster autonomy for English students.

KEYWORDS: Teaching and Learning. Digital games. English language. High school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeska Virgínia Soares SOUZA, Instituto de Letras e Linguística - UFU

Professora do Instituto de Letras e Linguística/UFU atualmente. Bolsista PNPD/CAPES PPGEL/UFU no período de produção do artigo.

Matheus Abrahão de OLIVEIRA, Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática IFTM/PIBIC/IFTM-Patrocínio

Egresso do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática IFTM. Bolsista PIBIC EM IFTM Campus Patrocínio no período de produção do artigo.

Vinícius José do Valle Ferreira SANTOS, Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática IFTM/BIC Junior-FAPEMIG/IFTM-Patrocínio

Egresso do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática IFTM. Bolsista BIC Junior FAPEMIG IFTM Campus Patrocínio no período de produção do artigo.

Referências

BRAGA, J. C. F.; SOUZA, V. V. S. As condições necessárias para a emergência complexa em jogos: um estudo sobre oportunidades de aprendizagem nessas práticas sociais. ReVel, v. 14, n. 27, p. 304-330, 2016.

DEMO, P. “Aprendizagem situada”: discutindo idéias de Gee. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 11-26, Jul-Dez 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DIAS, T. J.et al. Estudo sobre os diversos gêneros de jogos e sua aplicabilidade no ensino. Gestão Universitária, 2014. Disponível em:<http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/estudo-sobre-os-diversos-generos-de-jogos-e-sua-aplicabilidade-no-ensino>. Acesso em:17/08/2016.

ESCHEVERRÍA, A.et al. A framework for the design and integration of collaborative classroom games. Computers & Education, v. 57, n.1, p. 1127-1136, 2011.

GEE, J. P. What Video Games Have to Teach Us about Learning and Literacy. New York: Palgrave; Macmillan, 2003.

______. Why video games are good for your soul: pleasure and learning. Australia: Common Ground, 2005.

______. The Anti-Education Era: creating smarter students through digital learning. New York: Palgrave; Macmillan, 2013.

GUNTER, G. A.; KENNY, Robert F.; VICK, Erik H. Taking educational games seriously: using the RETAIN model to design endogenous fantasy into standalone educational games. Education Tech Research Dev., v. 56, n. 5-6, p. 511-537, 2008.

GUNTER, G. et al. Language learning apps or games: an investigation utilizing the RETAIN Model. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, n. 2, p. 209-235, 2016.

LEFFA, V. J. et al. Quando jogar é aprender: o vídeo game na sala de aula. Rev. Est. Ling., v. 20, n. 1, p. 209-230. 2012.

LUCIANO, A. P. C.; OLIVEIRA, L. C. Metodologia RETAIN para avaliação de serious games aplicada ao jogo Electrocity. 2012. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/enect/trabalhos/Poster_838.pdf>. Acesso em:17/08/2016.

PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. New York: McGraw Hill, 2001.

______. Don't Bother Me Mom - I'm Learning. St. Paul, Minnesota: Paragon House, 2006.

SANTOS, S. A. C. Walkthroughs e jogos de point-and-click na aprendizagem de vocabulário em língua inglesa. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

Publicado

2018-04-11

Como Citar

SOUZA, Valeska Virgínia Soares; OLIVEIRA, Matheus Abrahão de; SANTOS, Vinícius José do Valle Ferreira. JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL. Travessias Interativas, [S. l.], v. 8, n. 15, p. pp. 129–148, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i15. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8886. Acesso em: 19 abr. 2024.