INTERAÇÃO ENTRE ELEMENTOS FORMAIS E ASPECTOS EXISTENCIAIS EM POEMAS SOBRE A MORTE, A ANIQUILAÇÃO E O JOGO, DE ANTÓNIO MANUEL BRACINHA VIEIRA

INTERACTION BETWEEN FORMAL ELEMENTS AND EXISTENTIAL ASPECTS IN POEMAS SOBRE A MORTE, A ANIQUILAÇÃO E O JOGO, BY ANTÓNIO MANUEL BRACINHA VIEIRA

Autores

  • Marcos Rogério Heck DORNELES Doutorando em Estudos Literários - UFMS Letras/CPAQ - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i15

Resumo

RESUMO: Artigo sobre a interação entre o exame de elementos formais e a problematicidade de aspectos existenciais em literatura de pendor cosmogônico, em especial, na obra Poemas sobre a morte, a aniquilação e o jogo, de António Manuel Bracinha Vieira (1995). O trabalho dimensiona-se em algumas proposições teóricas sobre o gênero poético e se realiza a partir dos procedimentos de análise e interpretação. Para tal, foram dispostos os seguintes itens: breve exposição sobre parte do percurso de obras literárias de pendor cosmogônico (MARTÍNEZ NIETO, 1997); análise dos níveis sonoro, sintático, semântico, gráfico e lexical da lírica (GOLDSTEIN, 1985; D'ONOFRIO, 1983; CORTEZ; RODRIGUES, 2009) no poema “Onde, se olhar na noite”; divisão da obra em momentos ou partes; delimitação das diferentes atitudes do eu-lírico (KAYSER, 1963); apreciação dos elementos gramaticais no poema “A luz do jogo exaltante da vida”. Derivam da pesquisa o levantamento de parte das especificidades da obra, a detecção da imbricação entre os procedimentos literários e a produção de sentidos, a distinção da inserção da visão de mundo do poeta na criação literária.

PALAVRAS-CHAVE: António Vieira. Cosmogonia. Poemas.

 

 

ABSTRACT: This article addresses the interaction between formal elements and existential aspects at literature with cosmogonic inclination, in special, the works under Poemas sobre a morte, a aniquilação e o jogo, by António Manuel Bracinha Vieira (1995). We observe poetry’s theoretic propositions and proceed to analyses and interpretations. For such, the following elements are considered: brief presentation of the literature with cosmogonic inclination and its trajectory (MARTÍNEZ NIETO, 1997); and lexical analyses of lyric levels – syntactic, sonorous, semantic, graphic and lexical – (GOLDSTEIN, 1985; D'ONOFRIO, 1983; CORTEZ; RODRIGUES, 2009) in the poem  “Onde, se olhar na noite”; organization of moments or parts; delimitation of different attitudes of the lyrical voice (KAYSER, 1963); assessment of grammar elements at the poem “A luz do jogo exaltante da vida”. From this research, we assess some specifics of the works, detecting overlap between literary procedures and the production of senses. Also, the distinction of the insertion of world vision from the poet in his work of literature.

KEYWRODS: António Vieira. Cosmogony. Poems.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rogério Heck DORNELES, Doutorando em Estudos Literários - UFMS Letras/CPAQ - UFMS

Doutorando em Estudos Literários (UFMS). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, junto ao Curso de Letras, CPAQ, Aquidauana, MS.

Referências

ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. Trad. J. P. Xavier Pinheiro. São Paulo: Martin Claret, 200s.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Claro enigma. Rio de Janeiro: Record, 1991

BRANDAO, Junito de Souza. Mitologia grega. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1987.

BURNET, John. O despertar da filosofia grega. Trad. Mauro Gama. São Paulo: Siciliano, 1994.

CAMÕES, Luís Vaz de. Os lusíadas. São Paulo: Círculo do livro, 1986.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 26 ed. Tradução de Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio. 2012.

COHEN. Jean. Estrutura da linguagem poética. 2 ed. Trad. Álvaro Lorencini e Anne Arnichand, 1978.

CORTEZ, Clarice Zamoro; RODRIGUES, Milton Hermes. Operadores de leitura da poesia. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. Maringá: Eduem, 2009. p.59-92.

D'ONOFRIO, Salvatore. O texto literário: teoria e aplicação. São Paulo: Duas cidades, 1983.

GOLDSTEIN, Norma Seltzer. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 1985.

HESÍODO. Teogonia, a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2003.

MARTÍNEZ NIETO, Roxana Beatriz. Estudio sobre las cosmogonías prefilosóficas griegas. 1997. 260 fls. Tesis Doctoral - Facultad de Filología, Universidad Complutense de Madrid. Madrid.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Odorico Mendes. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1950.

KAYSER, Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária. 3ª ed. Coimbra: Armênio Arnaldo, 1963, 2v.

NONO DE PANÓPOLIS. Dionisíacas. Cantos I-XII T.1. Trad. Sergio Daniel Manterola; Leandro Manuel Pinkrel. Madrid: Editorial Gredos, 1995.

OVIDIO. As metamorfoses. Trad. David Gomes Jardim Júnior. São Paulo: Ediouro, 1983.

______. Metamorphoseon. Electronic Text Center, University Of Virginia Library, 1999. Disponível em: http://ovid.lib.virginia.edu/metamorphoseonUVA.html. Acesso em 25 fevereiro 2017.

PSEUDO-APOLODORO. Biblioteca mitológica. Trad. Margarita Rodríguez de Sepúlveda. Madrid: Editorial Gredos, 1985.

SÓFOCLES. Édipo Rei. Trad. Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2001.

TORRANO, Jaa. A quádrupla origem da totalidade. In: HESÍODO. In: Teogonia, a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2003b.

VIEIRA, António. Poemas sobre a morte, a aniquilação e o jogo. Lisboa: A. V., 1995.

______. Doutor Fausto. Rio de Janeiro: Topbooks, 2013a.

______. “Entrevista com Ana Marques Gastão”. In: VIEIRA. A. Doutor Fausto. Rio de Janeiro: Topbooks, 2013b.

______.Ensaio sobre o Termo da História. Trezentos e cinquenta e três aforismos contra o Incaracterístico. Lisboa, Hiena Editora, 1994,

______.Doutor Fausto. Lisboa: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1991.

______.Olhares de Orfeu. Lisboa: & etc (Edições Culturais do Subterrâneo), 2013.

______. Sete contos de fúria. São Paulo: Globo, 2002.

______.O jogo em Mário de Sá-Carneiro. Revista Colóquio/Letras. Ensaio, Lisboa, n.º 66, Mar. 1982, p. 41-47. Disponível em http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/issueContentDisplay?n=66&p=41&o=p Acesso em 25 junho 2014.

VILLAÇA, Alcides. Expansão e limite da poesia de João Cabral. In: BOSI, Alfredo (org.). Leitura de Poesia. São Paulo: Ática, 1996.

Publicado

2018-04-11

Como Citar

DORNELES, Marcos Rogério Heck. INTERAÇÃO ENTRE ELEMENTOS FORMAIS E ASPECTOS EXISTENCIAIS EM POEMAS SOBRE A MORTE, A ANIQUILAÇÃO E O JOGO, DE ANTÓNIO MANUEL BRACINHA VIEIRA: INTERACTION BETWEEN FORMAL ELEMENTS AND EXISTENTIAL ASPECTS IN POEMAS SOBRE A MORTE, A ANIQUILAÇÃO E O JOGO, BY ANTÓNIO MANUEL BRACINHA VIEIRA. Travessias Interativas, [S. l.], v. 8, n. 15, p. pp. 192–209, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i15. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8890. Acesso em: 21 maio. 2024.