BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE)

BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL)

Autores

  • Higor Miranda CAVALCANTE Graduando em Letras – UNIOESTE, Cascavel-PR
  • Greice da Silva CASTELA Doutora em Letras Neolatinas - PPGL/PROFLETRAS/UNIOESTE, Cascavel-PR

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i15

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tanto, discute-se sobre a utilização de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEAs) e apresenta-se um ODEA hipertextual, “Blancanieves y los siete enanitos”, produzido no PowerPoint e elaborado para o ensino de vocabulário de vestuário, animais, números e lugares da cidade em E/LE para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho pauta-se em autores como Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) entre outros. Esperamos que o estudo apresentado auxilie docentes a perceberem que não é difícil incorporar recursos disponíveis on-line à formação de seus alunos, de modo a potencializar o aprendizado de língua estrangeira e ampliar seu multiletramento.

PALAVRAS-CHAVE: Espanhol como Língua Estrangeira. Multiletramento. ODEA.

 

 

ABSTRACT: This paper aims to reflect on the usage of New Technology for Information and Communication (NTIC) in learning environments of Spanish as a Foreign Language (SFL). With this purpose, the utilization of Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) is discussed and a version of a hypertextual DTLO, “Blancanieves y los siete enanitos”, elaborated using PowerPoint to teach vocabulary related to clothing, animals, numbers and places in town for students in sixth grade of Middle School is presented. The study is based upon the works of Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) among others. It is expected that the findings of this study contribute to the understanding of benefits that the use of online resources in classrooms can have to enhance the teaching and learning process of foreign languages and expand multiliteracy.

KEYWORDS: DTLO. Multiliteracy. Spanish as a foreign language.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Miranda CAVALCANTE, Graduando em Letras – UNIOESTE, Cascavel-PR

Acadêmico do 4º ano do curso de Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Cascavel, Paraná – Brasil.

Greice da Silva CASTELA, Doutora em Letras Neolatinas - PPGL/PROFLETRAS/UNIOESTE, Cascavel-PR

Coordenadora dos Projetos de Pesquisa citados neste artigo. Doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola), professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, nível de mestrado e doutorado acadêmicos (PPGL) e nível de mestrado profissional (PROFLETRAS) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Cascavel, Paraná – Brasil.

Referências

CANTINI, M. C. et. al. O desafio do professor frente às novas tecnologias. Anais... 2006. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-081-TC.pdf>. Acesso em: 7 mai. 2017

CASTELA, G. S. O hipertexto visto de múltiplas perspectivas. Travessias. Cascavel: UNIOESTE, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_001/linguagem/O%20HIPERTEXTO%20VISTO%20DE%20M%DALTIPLAS%20PERSPECTIVAS.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2014.

COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. A recuperabilidade em Objetos de Aprendizagem de Línguas: descritores em repositórios digitais. Domínios de Linguagem. v. 7, n. 1, p. 106-126, 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21775>. Acesso em: 26 dez. 2016.

COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FAHEINA, E. F. A. A formação do-a pedagogo-a no contexto da cultura midiática: unindo as novas linguagens e as práticas interdisciplinares. In CARLOS, E. J. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2008. p. 37-56.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GARCIA, S. C. Objetos de aprendizagem como artefatos mediadores da construção do conhecimento: um estudo com base na Epistemologia Histórico-Cultural. 2011. 236f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, 2011.

LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006.

LEITE, C. L. K. et al. A aprendizagem colaborativa no ensino virtual. Anais... 2005. Disponível em: <https://tutorabernadete.files.wordpress.com/2015/04/aprendizagvaem-colaborati.pdf>. Acesso em: 4 mai. 2017.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

______. A virtualização do texto. In: ______. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 2011. p. 35-50.

LIMA, E. R. F.; MACEDO, C. L. A. Didática Visual: o uso da imagem no ensino de língua estrangeira infantil. s.d. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/enex/XVENID/PROLICEN/CCHLA/20.doc>. Acesso em: 4 mai. 2017.

KONRATH, M. L. P.; CARNEIRO, M. L. F.; TAROUCO, L. M. R. Estratégias pedagógicas, planejamento e construção de Objetos de Aprendizagem para uso pedagógico. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: CINTED/UFRGS, v. 7 n. 1, jul., 2009.

OLIVEIRA, L. R. S.; CASTELA, G. S. Powerpoint hipertextual: objeto digital de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Temática. Ano XI, n. 05 - Maio/2015 - NAMID/UFPB. Acesso em: 4 abr. 2017.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. A era digital: novos desafios educacionais. In: ______. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 14-30.

RONCARELLI, D. ÁGORA: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. Florianópolis, 2012, 288 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC, Florianópolis – SC, 2012.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultura e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.

SILVA, M. G. M. Novas Aprendizagens. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, 11, 7-10 set. 2004. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/146-TC-D2.htm>. Acessado em 21 de fevereiro de 2006.

TEIXEIRA, D. O.; MOURA, E. Chapeuzinho vermelho na cibercultura. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.

TORRES, P. L. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.

XAVIER, A. C. S. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de doutorado em Linguística. Campinas: IEL-UNICAMP, 2002.

______. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 133-148.

Publicado

2018-04-11

Como Citar

CAVALCANTE, Higor Miranda; CASTELA, Greice da Silva. BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL). Travessias Interativas, [S. l.], v. 8, n. 15, p. pp. 358–374, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i15. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8903. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Iniciação Científica