ENTRE O LEMBRAR E O ESQUECER: OS VALORES DA MEMÓRIA EM “A MEDALHA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

BETWEEN REMEMBRANCE AND FORGETTING: THE VALUES OF MEMORY IN “A MEDALHA” BY LYGIA FAGUNDES TELLES

Autores

  • Kelio Junior Santana BORGES Letras - PPGLL/UFG/IFG

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v7i14

Resumo

RESUMO: Este trabalho promove uma reflexão acerca dos conceitos lembrar e esquecer no conto “A medalha”, de Lygia Fagundes Telles, contexto em que eles podem ser relacionados, respectivamente, aos impulsos artísticos primordiais chamados de apolíneo e dionisíaco, conforme proposto por Friedrich Nietzsche. Considerados como duas faculdades pertencentes ao campo da memória, lembrar e esquecer, representariam uma dualidade conflituosa e dinâmica da qual dependeria a evolução da vida. Buscaremos mostrar como essas duas ações constituem a base dos conflitos internos das personagens lygianas. Como veremos, os seres ficcionais dessa escritora, na contramão de uma sociedade que supervaloriza a lembrança, ousam se esquecer, sendo impulsionados por uma visão dionisíaca do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Memória. Lembrar. Esquecer. Nietzsche. Lygia Fagundes Telles.

 

ABSTRACT: This essay promotes a reflection about the remembrance and forgetting concepts in the short story “A medalha” by Lygia Fagundes Telles. In this text, they can be associated to the primordial artistic impulses which Friedrich Nietzsche called the apolinean and the dionisiac. Both considered a part of memory, remembering and forgetting represent a conflictual and dynamic duality that, according to Niwtzche, would sustain life and evolution. This research tries to show how this duality forms the internal conflicts Telles’ characters suffer. These fictional beings, opposite to a society that overvalues remembrance, dare to forget what they know, guided by a dionisiac interpretation of the world.

KEYWORDS: Memory. Remembrance. Forgetting. Nietzsche. Lygia Fagundes Telles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelio Junior Santana BORGES, Letras - PPGLL/UFG/IFG

Doutorando no PPGLL da Universidade Federal de Goiás. Mestre (2009) em Letras e Linguística pela UFG. Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia-IFG. Goiânia, Goiás, Brasil. juniorlit@hotmail.com

Referências

AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e os gregos. In: HYPNOS, São Paulo, número 21, 2º semestre 2008, p. 273-287.

BANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991. V.1.

KRAUSZ, Luis S. Dioniso. In: História Viva. Sao Paulo: Duetto Editorial, 2003. Coleção Deuses da Mitologia n.4.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et. al.].Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

MOURA, Sonia Maria da Silva. A arquitetura dos contos de Lygia Fagundes Telles. 1993, 206f. Dissertação. (Mestrado em Letras) Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

NIETZSCHE, Friedrich.Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

. O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. Tradução, notas e posfácio de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

. Considerações intempestivas. Tradução de Lemos de Azevedo. Lisboa: Editorial Presença-Livraria Martins Fontes, 1976.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. A metamorfose nos contos de Lygia Fagundes Telles. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 2001.

TELLES, Lygia Fagundes. A estrutura da bolha de sabão. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Publicado

2018-05-13

Como Citar

BORGES, Kelio Junior Santana. ENTRE O LEMBRAR E O ESQUECER: OS VALORES DA MEMÓRIA EM “A MEDALHA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES: BETWEEN REMEMBRANCE AND FORGETTING: THE VALUES OF MEMORY IN “A MEDALHA” BY LYGIA FAGUNDES TELLES. Travessias Interativas, [S. l.], v. 7, n. 14, p. pp. 112–127, 2018. DOI: 10.51951/ti.v7i14. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9124. Acesso em: 18 maio. 2024.