LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM BASEADA EM ATIVIDADE SOCIAL

READING AND WRITING AT PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOL: AN APPROACH BASED IN SOCIAL ACTIVITY

Autores

  • Carlos Héric Silva OLIVEIRA Linguística - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v7i14

Resumo

RESUMO: O artigo apresenta uma análise sobre leitura e produção escrita na aula de Língua Portuguesa. A Teoria da Atividade Sócio-Histórica-Cultural (TASHC), (VYGOTSKY, 2004; 2007), (ENGESTRÖM, 2001) e (LEONTIEV, 1977; 2004), que trata sobre os aspectos sócio-histórico-culturais do desenvolvimento humano, pode oferecer condições para (re)pensar o ensino numa relação de aprendizagem interacional. Assim, apresentamos uma proposta de ensino de língua por meio de uma atividade social desenvolvida por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a teoria da TASHC ajuda no uso das práticas sociais capaz de aprimorar o ensino de Língua Portuguesa. Os resultados demonstraram que os alunos aprendem melhor quando relacionam seus saberes a uma prática social durante sua aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Atividade Social. Ensino de Língua Portuguesa. Leitura e Produção Escrita TASHC.

 

ABSTR ACT: The article presents an analysis on reading and written production in the Portuguese Language class. The Socio-Historical-Cultural Activity Theory (CHAT) (VYGOTSKY, 2004; 2007), (ENGESTRÖM, 2001) and (LEONTIEV, 1977; 2004), which deals with socio-historical and cultural aspects of human development, can offer the conditions to (re) think teaching in an interactional learning relationship. Thus, we present a proposal of language teaching through a social activity developed by students of the 9th grade of Elementary School. Methodologically, the theory of CHAT helps in the use of social practices capable of improving the teaching of Portuguese Language. The results showed that students learn best when they relate their knowledge to a social practice during their learning.

KEYWORDS: Social Activity. Portuguese Language Teaching; Reading and Writing. CHAT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Héric Silva OLIVEIRA, Linguística - PUC-SP

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Email: pcarlosoliveira@outlook.com.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

. Os Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. 3ed. São Paulo: Pontes, 1991. Cap. 21. p. 284-93.

BRONCKART, Jean-Paul. O Agir nos Discursos: das Concepções Teóricas às Concepções dos Trabalhadores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: Por um Interacionismo Sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo, SP: EDUC, 2012.

ENGESTRÖM, Y. Expansive Learning at Work: Toward an Activity Theoretical Reconceptualization. Journal of Education and Work, v. 14, n.1, p. 133-156, 2001. Disponível em: <http://file:///C:/Users/CarlosH%C3%A9ric/Documents/MEUS%20DOCUMENTOS/DOUTORADO/ARTIGO%20COMPLEMENTAR/Engestr%C3%B6n.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2015.

LEONTIEV, Alexis. (1977/1978) Activity, Consciousness and Personality. Englewood Cliffs: Prentice Hall. Disponível em: <http://www.marxists.org/archive/leontev/works/1978/index.htm>. Acesso em: 12 jul. 2015.

LIBERALI, F. C. Atividade Social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.

. Creative Chain in the Process of Becoming a Totality / A Cadeia Criativa no Processo deTornar-se Totalidade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 100-124, 2º sem. 2009a.

MACHADO, A. R; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. In: Linguagem e Educação – O Trabalho do Professor em uma Nova Perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

MAGALHÃES, M. C. C. O método para Vygotsky: a Zona Proximal de Desenvolvimento como zona de colaboração e criticidade criativas. In: SCHETTINI, R.; DAMIANOVIC,

M. C.; HAWI, M.; SZUNDY, P. (Orgs.) Vygotsky: Uma Revisita no Início do Século XXI. São Paulo: Andross, 2009.

OLIVEIRA, C. H. S. Discursos Pedagógicos na Formação dos Professores no Curso Normal: Foco na Disciplina Metodologia de Português. 2011. 168p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE.

PROFESSORA ENTREVISTADA. Entrevista filmada I. [agosto 2011]. Entrevistador: Carlos Héric Silva Oliveira. Santo Amaro das Brotas, 2011. 4 arquivos .VLC (190 min.). Trans- crição das partes do Corpus da Pesquisa encontra-se no arquivo pessoal e do grupo de Pesquisa GEPLA da UFC.

VIGOTSKY, L. S. (1924). Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2018-05-13

Como Citar

OLIVEIRA, Carlos Héric Silva. LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM BASEADA EM ATIVIDADE SOCIAL: READING AND WRITING AT PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOL: AN APPROACH BASED IN SOCIAL ACTIVITY. Travessias Interativas, [S. l.], v. 7, n. 14, p. pp. 277–294, 2018. DOI: 10.51951/ti.v7i14. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9136. Acesso em: 29 mar. 2024.