CRENÇAS SOBRE ENSINAR INGLÊS COM MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO

BELIEFS ABOUT TEACHING ENGLISH THROUH MUSIC: A STUDY CASE

Fernando Silvério de LIMA

Resumo


RESUMO: O artigo analisa as crenças de uma professora sobre usar música na aula de inglês. Os resultados sugerem uma relação complexa entre as crenças da professora, as condições contextuais de trabalho e a interpretação particular do sujeito desses fenômenos na configuração das tarefas que a professora decide realizar. As implicações consideram que do ponto de vista histórico-cultural, as crenças têm potencial mediador da ação humana, mas devem ser entendidas sempre em relação aos ambientes culturais onde as pessoas agem.

PALAVRAS-CHAVE: Crenças. Língua inglesa. Música. Ensino.

 

ABSTRACT: This paper analyzes the beliefs of an English teacher about using music in her classes. The results suggest a complex relationship between the teacher’s beliefs, the contextual conditions and the subjects’ unique interpretation of the phenomena which shapes the tasks the teacher decides as an option. The implications are that from a cultural-historical standpoint beliefs have the potential to mediate human action, but they have to be understood always in relation to the cultural environments where people act upon.

KEYWORDS: Beliefs. English language. Music. Teaching.


Referências


ALANEN, R. A sociocultural approach to young learners’ beliefs about language learning. In: KALAJA, P.; BARCELOS, A.M.F. (Eds.). Beliefs about SLA: New Research Approaches. Dordretch: Kluwer Academic Press, 2003. p. 55-85.

BARCELOS, A.M.F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A.M.F; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (orgs.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006 p. 15-41.

BASSO, E. A. Back to the future: aulas comunicativas ou formais? In: XII CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: CELLIP, 1999. p.1-10.

BASSO, E.A. Quando a crença faz a diferença. In. BARCELOS, A.M.F; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (orgs.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 65-85.

BASSO, E. A.; LIMA, F. S. A Primeira impressão é a que fica? Crenças de uma professora de inglês no primeiro ano de trabalho com adolescentes de escola pública. In: SILVA, K.A.; DANIEL, F.G.; KANEKO-MARQUES, S.M.; SALOMÃO, A.C.B. (Org.). A Formação de Professores de Línguas: Novos olhares. Volume 3.Campinas: Pontes, 2014.p. 109-134.

COLE, M. Cultural psychology: A once and future discipline. Cambridge: Harvard University Press, 1996. 389p.

CHANDLER J.; STONE M. The Resourceful English Teacher: A complete teaching companion. Great Britain: DELTA Publishing, 1999.

ENGH, D. Effective Use of Music in Language-Learning: A Needs Analysis. Humanising Language Teaching. England, v.15, n.05, 2012.

LIMA, F.S. Signs of Change in Adolescents’ Beliefs about Learning English in Public School: a Sociocultural Perspective. 2012. 239f. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2012a.

LIMA, F.S. Adolescents’ Beliefs About Group Activities and Peer Collaboration while Learning EFL Through Music in Brazil: A Sociocultural Analysis. Humanising Language Teaching, v.14,n.6, p. 01-20, 2012b.

LIMA, F. S.; BASSO, E. A. A Música No Ensino de Língua Inglesa: No Ritmo do Aprendizado. In: EPLE – Encontro dos Professores de Língua Estrangeira do Paraná, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: Gráfica e Editora Lastro, 2008.

LIMA, F. S.; BASSO E. A. Adolescentes aprendendo Inglês com música: nos embalos da zona de desenvolvimento proximal. In: IV EPCT – Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2009, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2009.

LIMA, F. S. & CANDIDO-RIBEIRO, D; Crenças de alunos de escola privada sobre apren- dizagem da língua inglesa. Cadernos do IL, Porto Alegre, v.1, n.48, 2014.

MEDINA, S. L. The effect of music on second language vocabulary acquisition. National Network for Early Language Learning, USA, v.6, n.3, p. 1-8. 1993.

MEDINA, S. L. Using music to enhance second language acquisition: From theory to practice. In: LALAS, J.; LEE, S. (Eds.), Language, literacy, and academic development for English language learners. Boston: Pearson Education Publishing. 2002.

MEDINA, S. L. Acquiring vocabulary through story-songs. MEXTESOL Journal. USA, v.26, n.1, p. 7-10. 2003.

MURPHEY, T. Music & Song. Oxford: Oxford University Press, 1992.

REDDING, J. Building ESL Lessons around Pop and Rock Music. In: CARMONA. J.A. (org.) Language Teaching in ESL Education - current issues, collaborations and Practice. Charlotte, North Carolina: Kona Publishing, 2010.

SEGAL, B. Teaching English as a Second Language through Rap Music: A Curriculum for Secondary School Students. 2014. 55f. Dissertação (Mestrado em TESOL) - University of San Francisco, California, 2014.

RICHARDS, J.C. Teacher Beliefs and decision making. In: RICHARDS, J.C. (ed). Beyond Training. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. The collected works of L.S. Vygotsky: Vol. 4. History of the Development of Higher Mental Functions. New York: Plenum Press, 1997. 294p.

VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Expanded and revised. Cambridge, MA: MIT Press, 2012. 307p.

WOODSIDE, A.G.; WILSON, E.J. Case study research methods for theory building. Journal of business and industrial marketing. USA, v.18, n.6/7, p.493-508, 2003.

YIN, R.K. Case Study Research. Thousand Oaks: Sage, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



Bases indexadoras:


Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.