n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019

					Visualizar n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019

NOTA INTRODUTÓRIA

Esta edição, correspondente ao 2º semestre de 2019, conta com cinco seções. A primeira delas traz uma entrevista com Cyro dos Anjos (1906-1994) – destaque da prosa intimista da segunda geração modernista brasileira – concedida a Afonso Henrique Fávero em 1987, que na ocasião realizava pesquisa de mestrado em torno da obra do escritor mineiro. Ainda que a entrevista tenha sido publicada originalmente em 2008, sua republicação dá-se por interesse nosso e do autor da entrevista, atualmente professor da Universidade Federal de Sergipe, por considerarmos a importância de revitalizar e divulgar mais amplamente este material. Na entrevista, Cyro dos Anjos discute a produção de O amanuense Belmiro, sua obra de maior destaque, e o contexto de produção das outras obras, além de tecer considerações sobre aspectos marcantes de sua prosa e sobre a convivência que teve com seus colegas de geração, principalmente com o poeta Carlos Drummond de Andrade. Registro, aqui, meu agradecimento ao professor Fávero por nos conceder o material para publicação.

Em seguida, há dois dossiês, correspondentes às duas grandes áreas publicadas pela Travessias. O primeiro, intitulado “Memória e Literatura: Esquecimentos e Rememorações”, foi organizado pela Profa. Dra. Elis Regina Fernandes Alves (UFAM), e traz quatorze artigos. Já o segundo, intitulado “Avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática”, foi organizado pela Profa. Dra. Leilane Ramos da Silva, pela Profa. Dra. Alessandra Pereira Gomes Machado e pela Profa. Dra. Valéria Viana Sousa, e conta com oito artigos. Também registramos nossos agradecimentos às organizadoras.

Na seção Vária, há três artigos que trazem as seguintes abordagens: 1) procedimentos narrativos como enunciação ilógica em Lygia Fagundes Telles, 2) o cordel na cultura erudita e popular e 3) a construção da individualidade num período avançado da modernidade em Joseph Conrad. Por fim, há uma resenha da obra A invenção dos subúrbios, de Daniel Francoy.

Boa leitura!

Prof. Dr. Alexandre de Melo Andrade
Editor-chefe

Publicado: 2019-12-01

Edição completa

DOSSIÊ 1 - MEMÓRIA E LITERATURA: ESQUECIMENTOS E REMEMORAÇÕES

DOSSIÊ 2 - AVALIAÇÃO NOS DOMÍNIOS DA LEITURA, ESCRITA E GRAMÁTICA