O nascimento da Comédia: a crítica de Nietzsche ao teatro de Eurípides

Autores

  • Cléberton L. G. Barboza Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Nietzsche, Eurípides, Tragédia, Música

Resumo

A música possui, em O Nascimento da Tragédia, uma força dionisíaca capaz de extasiar o heleno no palco da tragédia ática. Para Nietzsche, é a música que gera o mito, e o estado de ânimo musical que rege toda a disposição para a arte e todo o sentido profundo da arte como redenção, salvação e justificação da vida como fenômeno estético. Buscamos examinar aqui o processo que levou ao fim da arte trágica dos gregos, no sentido de observar o socratismo antes da figura de Sócrates aparecer entre os helenos. A inclinação por clareza e lógica na narrativa do drama musical grego propicia já em Sófocles, mas sobretudo em Eurípides, a mudança que introduz, na arte, o lógico em detrimento do trágico. As musas da música são constrangidas até abandonarem o palco e esvaziar o mito de sua força musical, matando a tragédia. O que resta é uma presença figurativa que, a partir de Eurípides, dá origem à comédia, que põe fim ao pessimismo trágico, pelo otimismo da razão.

Referências

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

BARBOZA, Cléberton L. G. O nascimento da Comédia: a crítica de Nietzsche ao teatro de Eurípides. A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura, São Cristóvão-SE: GeFeLit, n. 14, p. 71, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/apaloseco/article/view/17150. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos