Metamorfose e transculturação em Guimarães Rosa

Autores

  • Luciene Lages Silva Departamento de Letras/UFBA

Resumo

Partimos do conto “Meu tio o Iauaretê”, de Guimarães Rosa, para propor uma breve reflexão sobre o caráter transculturador da metamorfose que acontece pela e através da linguagem. Linguagem híbrida,como é o próprio narrador-protagonista: um mameluco, filho de índia com branco. Nossa atenção se fixa não só nos usos linguísticos explorados por Rosa, mas também estilísticos: o uso de recursos próprios do campo da comparação, da metáfora, em que se dá a transformação do homem em bicho, do índio em onça, de duas culturas (indígena e branca) e dois tempos históricos (presente e passado).

Referências

COUTINHO, Eduardo F. Em busca da terceira margem: ensaios sobre o Grande sertão: veredas. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1993.

GALVÃO, Walnice Nogueira. O impossível retorno. In: Mitológica Rosiana.São Paulo: Ática, 1978.

PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. In: O laboratório do escritor. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo:Iluminuras, 1994.

RAMA, Ángel. Os processos de transculturação na narrativa latino-americana. In: AGUIAR, Flávio; VASCONCELOS, Sandra Guardini T. (Org.). Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: Edusp, 2001, p.209-38.

ROSA, João Guimarães. Estas estórias. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SOUZA, Eneida Maria de. Rosa entre duas margens. Márgenes, Belo Horizonte, n. 1, p. 12-9, jul. 2002.

SPITTA, Silvia. Traición y transculturación: los desgarramientos del pensamiento latinoameriano. In: MORAÑA, Mabel (Ed.). Ángel Rama y los estúdios latinoamericanos. Pittsburg: Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, 1997, p. 173-91.

Publicado

2010-10-17

Como Citar

SILVA, Luciene Lages. Metamorfose e transculturação em Guimarães Rosa. A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura, São Cristóvão-SE: GeFeLit, n. 2, p. 28–32, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/apaloseco/article/view/n2p28. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos