Sobre a Revista

Foco e Escopo

Clínica & Cultura tem por finalidade promover a investigação, o debate e a divulgação científica em torno das relações entre indivíduo e sociedade com base em uma abordagem clínica que, recorrendo a diferentes perspectivas teóricas, enfoque aspectos singulares do impacto sobre os sujeitos da sua inserção em determinado contexto sócio-histórico-cultural. Neste sentido, incentiva a submissão de artigos que tratem de temas atuais – tais como sexualidade, violência, consumo, relações de parentesco e identidade – com foco em suas dimensões psicopatológica, cognitiva, comportamental ou subjetiva, considerando tanto experiências individuais quanto processos grupais, bem como a discussão ética, teórica ou metodológica em torno das diferentes formas de psicoterapia com vistas à exploração de suas possibilidades no enfrentamento dos desafios da atualidade. Clínica & Cultura aceita preferencialmente estudos teóricos, ensaios, relatos de pesquisas empíricas e traduções que se apoiem no conhecimento da psicologia e da psicanálise, bem como trabalhos que, a partir de um desses campos busquem articulações com o pensamento filosófico e com outras disciplinas científicas, especialmente as ciências humanas e sociais.

Processo de Avaliação pelos Pares

Clínica & Cultura possui periodicidade semestral e adota as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (5ª edição, 2001), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esta cópia o manuscrito não iniciará o processo editorial. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA. Os manuscritos devem ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol.

Para um guia rápido em português, consulte Uma Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA. Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere-se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (for the 5th edition of the APA Manual).

Clínica & Cultura publica também, eventualmente, dossiês e edições especiais sobre temas de grande relevância clínica, cultural e acadêmica.

Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pela Comissão Editorial. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis por Clínica & Cultura, serão encaminhados a dois membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer.

Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Os autores serão notificados em qualquer um desses casos.

Caso o resultado do parecer seja aceitação com reformulações, o texto será devolvido ao autor, que deve realizar todas as alterações no período indicado pela equipe editorial e devolvê-lo pelo sistema SEER.

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.

A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista, a qual terá exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continua­rá a deter os direitos autorais para publicações posteriores.

 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.