BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL

Autores

  • Sulyanne da Silva Ferreira Faculdade Católica Rainha do Sertão
  • Taís Bleicher Universidade Federal do Ceará Faculdade Católica Rainha do Sertão

Resumo

O estudo teve como propósito realizar revisão bibliográfica acerca das questões relativas ao modo pelo qual se pode tornar possível uma análise de crianças partindo da técnica do brincar. Expõe a noção do brincar e desenhar no pensamento de Freud, Françoise Dolto, Donald Winnicott e Melanie Klein, cujas obras tomam diferentes contornos na utilização da técnica do brincar ao estabelecer uma relação analítica com crianças e compara-a a outras metodologias clínicas utilizadas na Psicanálise de crianças. A partir da produção teórica destes psicanalistas, podemos assinalar as diferentes defesas quanto à técnica do brincar e a possibilidade da substituição do método da associação livre por meio da oferta de materiais que possibilitam a expressividade, favorecendo a transferência.

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Biografia do Autor

Sulyanne da Silva Ferreira, Faculdade Católica Rainha do Sertão

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão

Taís Bleicher, Universidade Federal do Ceará Faculdade Católica Rainha do Sertão

Psicóloga clínica da Universidade Federal do Ceará, professora da FCRS, professora visitante da Escola de Saúde Pública/Ceará. Psicóloga – UFC, mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília – UnB, doutora em Saúde Coletiva – associação ampla – UECE, UFC, UNIFOR.

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Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

Artigos: Estudos Teóricos e Ensaios