Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A revista  ConCI: Convergências em Ciência da Informação é uma publicação em fluxo contínuo (rolling pass) vinculada ao Programa de Pós-Graduação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristovão, SE, Brasil. É veiculada em OJS3 na modalidade acesso aberto. Tem como foco a divulgação científica de estudos e reflexões que contribuam para a promoção da Ciência da Informação e áreas afins, tais como: Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Documentação, Comunicação, Educação, Administração, Tecnologia da Informação, dentre outras.

A ConCI privilegia a produção de pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas acima mencionadas em forma de artigos originais, artigos de revisão, ensaios, relatos de experiências, traduções, resenhas e entrevistas nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

e-ISSN: 2595-4768
QUALIS: B4 (2017-2020)

PERIODICIDADE

A partir de 2021, a ConCI passa a adotar o modo de publicação contínua (rolling pass). Nos anos anteriores a ConCI manterá sua periodicidade quadrimestral (quando os fascículos eram publicados nos meses: jan./abr.; maio/ago. e set./dez.)

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E TAXAS DE ACESSO/PUBLICAÇÃO

A revista ConCI - Convergências em Ciência da Informação - oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da ciência aberta de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Seguindo essa política, a ConCI declara que não realiza nenhum tipo de cobrança de taxas para publicação, nem também para acesso ao seu conteúdo, que se encontra disponível em acesso aberto.

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

Para garantir a acessibilidade de seus conteúdos, a ConCI passa a adotar, a partir de 2021, a publicação de seus trabalhos em diferentes formatos, e dentre eles, no formato MP3, que permite ao usuário que tenha dificuldades de leitura, ouvir os conteúdos da revista. Além disso, também utiliza a audiodescrição para a publicação das capas de seus fascículos.

NORTEADORES ÉTICOS E POLÍTICA ANTIPLÁGIO

A ConCI é um periódico que se preocupa com a conduta ética e boas práticas em toda as etapas do processo editorial, e cumpre requisitos essenciais que garantem a execução dessas boas práticas, em consonância ao código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics), que deve ser observado por todos os participantes da equipe e Comitê editorial, assim como pelos autores.

Os autores que enviam artigos ou outros documentos para a ConCI excluem do original e do arquivo qualquer identificação de autoria e declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado, nem que está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico, assim como não são idênticos a trabalhos publicados em anais de eventos científicos. Caso não seja atendido esse critério, o trabalho será rejeitado pelo editor.

Ao adotar uma postura de cuidado e orientação aos autores com relação ao plágio e ao autoplágio, a ConCI disponibiliza como parâmetro a Cartilha UFS na Peleja contra o Plágio e solicita que os autores façam a leitura do documento antes da submissão dos originais.

Para verificação de plágio, a ConCI utiliza o sistema Similarity da CrossRef. Esse procedimento de verificação é realizado pelo editor e pelos avaliadores, que podem considerar um limite máximo de até 30% de similaridade para que a submissão possa ser enviada para avaliação.

Por fim, ao submeter originais para publicação, o(s) autor(es) asseguram que estão sendo respeitadas a privacidade, a dignidade e a integridade de pessoas envolvidas na pesquisa, assim como estão sendo seguidos os preceitos éticos para pesquisa com animais.  Nos casos devidos, deverá constar no artigo o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual se vincula(m) o(s) autor(es).

LICENÇA CREATIVE COMMONS E POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

A ConCI adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:

  • Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:

  • em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
  • estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE

No processo de submissão, os autores devem encaminhar declaração de originalidade do conteúdo (conforme modelo disponibilizado na biblioteca da ConCI), confirmando que o trabalho não foi publicado ou não está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou no eletrônico, assim como não representa conteúdo publicado na íntegra em anais de eventos científicos.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Como parte do processo de submissão, os autores são responsáveis em verificar a conformidade das regras em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas e serão devolvidas aos autores.

Não são aceitos trabalhos:

  1. que não tenham sido submetidos por autores, após cadastro, ou com senha, no sistema OJS3. 
  2. que estejam em avaliação por outro periódico ou que sejam idênticos a trabalhos publicados na íntegra em anais de eventos científicos.

São terminantemente proibidos o plágio e o autoplágio, devendo os autores, nestes casos, procederem à devida citação às fontes consultadas.

Os autores devem retirar do original e do arquivo quaisquer identificação de autoria, a fim de garantir uma avaliação cega pelos pares (Double Blind Peer Review). Caso não seja atendido esse critério, o trabalho será rejeitado pelo editor.

Após a submissão pelo OJS3+, o original é avaliado inicialmente pelo editor, que deve considerar a pertinência do trabalho submetido ao foco/escopo da revista. Em seguida, considerando-se pertinente, o editor encaminha o trabalho para designação de avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista, em número de dois, adotando-se o sistema de avaliação cega pelos pares (Double Blind Peer Review), como informado anteriormente. Caso seja necessário, o trabalho será analisado por um terceiro avaliador ou poderá ser submetido a avaliadores ad hoc.

Tomando como parâmetro os pareceres enviados, cabe ao editor dar o parecer final para o autor a respeito do trabalho submetido.

POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO

Como Política de Arquivamento, este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org.

O periódico está incluído, também, em Diretórios de Políticas Editoriais, como o Diadorim.

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

A ConCI solicita aos autores que declarem se há qualquer tipo de conflito de interesse durante o desenvolvimento do trabalho que deu origem ao documento submetido à revista. Do mesmo modo, os avaliadores devem declarar, ao receberem o convite para avaliação, caso haja algum tipo de conflito de interesse.

POLÍTICA DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DE AUTORES E ENDOGENIA

A ConCI adota como política a possibilidade de inclusão/exclusão de autores após a submissão do manuscrito, desde que devidamente justificadas ao editor. Além disso, como um periódico científico, não estimula a prática da endogenia em suas publicações.

Destaca-se que a contribuição de cada um dos autores deve estar descrita na folha de rosto do artigo, conforme orientado no Template 2021.

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO

Durante o processo de avaliação das submissões, os avaliadores devem declarar caso haja qualquer tipo de conflito de interesse antes de aceitar a indicação de avaliação. Após a aceitação, cabe ao avaliador proceder à leitura do manuscrito e ao posterior preenchimento do formulário de avaliação, editado em 2021, composto por questões objetivas e comentários, onde podem ser inseridas as análises de cada elemento que compõe o artigo, embasando sua decisão.

As perguntas que compõem o formulário de avaliação têm relação direta com os seguintes aspectos que devem ser analisados pelos avaliadores:

  1. Adequação do trabalho ao tema proposto;
  2. Explicitação do objetivo do trabalho e coerência de seu desenvolvimento no texto;
  3. Conformidade com a teoria proposta, demonstrando conhecimento atualizado da bibliografia relevante;
  4. Originalidade da reflexão e contribuição para o campo de conhecimento;
  5. Clareza, correção e adequação da linguagem a um trabalho científico;
  6. Adequação do texto às normas da revista.

Após a análise, o(a) avaliador(a) poderá escolher entre as seguintes opções para emitir seu parecer final:

Aceitar a publicação do artigo, sem alterações 
Aceitar a publicação do artigo, com revisões solicitadas 
Submeter o artigo à nova rodada, visando à reavaliação das revisões realizadas 
Rejeitar a publicação do artigo 

Após a emissão dos pareceres, o editor responsável pela submissão decide a respeito da continuidade ou não do processo editorial. Na resposta aos autores, os comentários emitidos pelos avaliadores serão enviados em anexo ao email.

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

A revista  ConCI: Convergências em Ciência da Informação é uma publicação em fluxo contínuo (rolling pass) vinculada ao Programa de Pós-Graduação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristovão, SE, Brasil

Sua primeira publicação foi lançada em Junho de 2018 durante as comemorações dos 10 anos do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS.

Em 2021 a ConCI passa a adotar o modelo de publicação contínua, publicando apenas um fascículo por ano como forma de dar maior celeridade ao processo de publicação e seguir uma tendência a nível mundial no campo da editoração científica.