Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Convergências em Ciência da Informação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para submeter seus trabalhos na ConCI, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Template ConCi 2019

Instruções gerais:

 1)    A revista ConCI - Convergências em Ciência da Informação aceita: artigos originais; artigos de revisão; ensaios; entrevistas; relatos de experiência;traduções; resenhas e resumos de Teses e Dissertações na área de Ciência da Informação, disciplinas afins.

2)    Os textos que não observarem os padrões estabelecidos pela ConCI não serão publicados.

3)    O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

4)    Serão aceitas submissões com autoria múltipla, no máximo de 5(cinco) autores, sendo necessário incluir declaração de cada um autorizando a publicação.

5)    Para as submissões exige-se que, pelo menos, um autor possua título mínimo de mestre.

6)    Quanto aos autores estrangeiros, o texto será mantido na língua original do autor e serão respeitadas as normas de referenciação do país de origem;

7)    O texto não poderá estar identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, após a aprovação.

8)    Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista ConCI.  Os originais não serão devolvidos aos autores.

9)    Os autores deverão informar, no ato da submissão, seu iD do ORCID. As submissões que não contenham essa informação serão notificadas a fim de o fazerem, além de informarem n sobre a formação acadêmica e o vínculo empregatício (se for o caso).

10) O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.  Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).  É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

11) O material para publicação, redigido em português, deve incluir um resumo de 100 a 250 palavras e versões do mesmo em inglês (abstract) e também em espanhol (resumen), bem como uma lista de até cinco palavras-chave (em ordem alfabética e separadas por ponto) com sua versão para o inglês (keywords) ou espanhol (palavras-clave). O título do artigo também deverá ser traduzido para o inglês e o espanhol.

12) A identificação do autor deve constar em separado, abaixo do título contendo: nome do(s) autor(es), dados sobre a instituição à qual está vinculado, titulação acadêmica, endereço eletrônico. Caso o trabalho esteja em um idioma estrangeiro, os resumos nos demais idiomas sugeridos deverão ser apresentados, incluindo o resumo em português.

13) A correção ortográfica é de responsabilidade dos autores dos artigos.

14) Os textos para submissão deverão ter:

a)      Artigos originais – entre 20 a 25 páginas

b)      Artigos de revisão – entre 20 a 25 páginas

c)       Ensaios – entre 8 e 15 páginas

d)      Entrevistas – de 1 a 4 páginas

e)      Relatos de experiência – entre 15 a 20 páginas

f)       Resenhas – até 5 páginas

g)      Traduções – entre 15 a 25 páginas

h)      Resumos de Teses e Dissertações – 1 página

15) Deverá ser adotada letra Arial, tamanho 12 (exceto em notas de rodapé, citações com mais de 3 linhas, títulos e fontes de tabelas e ilustrações, quando o tamanho da fonte deverá ser 10), espaço entrelinhas 1,5 (exceto em resumos, citações com mais de 3 linhas e notas de rodapé, quando o espaçamento deverá ser simples).

16) Para citações bibliográficas de literatura no texto, usar o sistema autor-data (ABNT NBR 10520:2002). As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, entre aspas. A referência deve seguir o modelo: sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página (s) do texto citado, tudo entre parênteses e separados por vírgula (SHELLENBERG, 2006, p.32). As citações de mais três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial, e recuadas 4 cm da margem esquerda, sem aspas, espaçamento entrelinhas simples, e letra tamanho 10.

17) As notas serão numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas ao pé da página e deverão ser sucintas.

18) Os agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

19) Para ilustrações deverão ser observadas a legibilidade e boa resolução. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. As figuras e fotos deverão estar em resolução mínima de 300dpi. Os títulos das ilustrações devem ser colocados em sua parte superior, assim como nos quadros e tabelas, com fonte tamanho 10. Tanto os quadros como as tabelas deverão ter numeração independente e sequencial. Dúvidas, consultar normas tabular do IBGE.

20) As referências deverão refletir os autores citados no texto, e estar relacionadas ao final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, conforme a padronização da ABNT (NBR 6023:2002), de acordo com os exemplos abaixo:

LIVROS

ALMEIDA JÚNIOR. Oswaldo Francisco de. Fontes de informação pública na Internet. In: TOMAÉL, Maria Inês; VALETIM, Maria Lígia Pomim (Org.). Avaliação de fontes de informação na internet. Londrina: EDUEL, 2004. p.135-155.

MATTELART, Armand. História da Sociedade da Informação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo (Org.) et al. Os pensadores e a Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012.

ARTIGO DE PERIÓDICO

FERREIRA, Sueli Mara Pinto. Introdução às redes eletrônicas de comunicação. Ciência da Informação, Brasília, v. 23, n. 2, p. 258-63, mai./ago. 1994.

VERBETES

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. p.34 (Série Publicações Técnicas, n. 51).

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. 451p.

TRABALHOS ACADÊMICOS

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz do bibliotecário lendo ou narrando. 2010. 233f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2010.

TEXTO OBTIDO NA INTERNET

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Conheça o IBICT. Disponível em http://www.ibict.br/ibict/frame.htm. Acesso em: 01 out. 1997.

LEGISLAÇÃO CITADA EM OBRA

BRASIL, Congresso Nacional.   Lei de Universalização da Biblioteca Escolar (Lei n12.244, de 24 de maio de 2010). In: CORTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto.   Biblioteca Escolar. Brasília: Briquet de Lemos, 2011. p. 153.

LEGISLAÇÃO

BRASIL, Presidência da República. Plano Nacional do Livro e da Leitura - PNLL (Decreto no 7.559, de 1º de setembro de 2011). Brasília: Gabinete da Presidência da República, 2007.   URL < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm> Acesso em: 25 nov. 2012.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. Todos os autores possuem e informam seu iD ORCID na submissão.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores devem anexar Declaração de Direito Autoral junto ao artigo no processo de submissão.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.