Impacto das políticas brasileiras de ciência e tecnologia na atividade investigativa das universidades federais: um estudo cienciométrico do período 2003-2015.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i3.10130

Palavras-chave:

cienciometria, bibliometria, avaliação científica, avaliação institucional, políticas públicas, sistema universitário brasileiro, colaboração científica.

Resumo

Nas últimas décadas, o Brasil tornou-se um país que, apesar da suas deficiências sociais e econômicas, conseguiu avançar e usar seus recursos para expandir e aumentar sua presença na esfera internacional. O delineamento de suas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação tem influenciado, sobretudo, a promoção da pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e os processos de democratização do acesso e internacionalização da educação superior brasileira. Nesse contexto, a presente tese de doutorado apresenta-se como um estudo cientométrico cujo objetivo é analisar o impacto de três dessas políticas públicas (Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, Programa Ciência sem Fronteiras e Lei de Inovação Tecnológica de 2004) na atividade de pesquisa do sistema universitário brasileiro, entre os anos 2003-2015. Por se tratar de um sistema heterogêneo, diversificado e segmentado, detalha-se no caso das 63 universidades federais. Para desenvolver o estudo, as políticas mencionadas foram analisadas para identificar seus objetivos e definir seus pontos comuns. Em seguida, elaborou-se um quadro analítico que permitiu delimitar três dimensões da atividade científica: CRESCIMENTO, QUALIDADE e INTERNACIONALIZAÇÃO. Para operacionalização, construiu-se uma matriz de indicadores de entradas (inputs) e saídas (outputs). Utilizando fontes de informação oficiais e bases de dados bibliográficas, em cada uma das dimensões abordadas, as variáveis mais relevantes foram identificadas por meio de testes estatísticos descritivos e multivariados. Embora a principal contribuição desta tese seja o desenvolvimento conceitual e metodológico, os resultados permitem observar que o crescimento e a intensidade da atividade das universidades federais, no período estudado, tem sido exponencial (em termos de número de alunos , bolsas de pesquisa, corpo docente, novas instituições criadas), bem como sua produção científica e tecnológica (publicações e patentes). Quanto à qualidade, observou-se que está crescendo, especialmente em quanto à formação de recursos humanos, mas não tanto na produção cientifica. Por outro lado, o notável impulso à internacionalização também teve resultados positivos em diferentes aspectos, como na colaboração científica com centros estrangeiros. Esses resultados mostram que o Brasil, e especialmente as universidades federais, fizeram um esforço importante para melhorar e atualizar o sistema universitário que está começando a dar frutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-08

Como Citar

SOUZA, Claudia Daniele de. Impacto das políticas brasileiras de ciência e tecnologia na atividade investigativa das universidades federais: um estudo cienciométrico do período 2003-2015. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 3, p. 110–113, 2019. DOI: 10.33467/conci.v1i3.10130. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10130. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações