PERFIL PROFISSIONAL DOCENTE DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO NORDESTE

Márcia Ivo Braz, Cristiano Cosme Santos dos Anjos

Resumo


Objetiva caracterizar o perfil docente quanto à formação profissional dos professores vinculados aos Departamentos e Núcleos de Ciência da Informação do Nordeste, retratando a interdisciplinaridade da área. Na revisão de literatura foram debatidas a atuação docente no Ensino
Superior, identidade e formação docente e a questão da  interdisciplinaridade da Ciência da Informação. Quanto a orientação metodológica desta pesquisa, considera-se como um estudo qualitativo e exploratório, cujas etapas abrangeram o levantamento dos docentes, a caracterização do perfil profissional por meio da consulta aos currículos individuais na Plataforma Lattes e a análise qualitativa das informações sobre os cursos de graduação, mestrado e doutorado frequentados pelos professores. Como resultado, obteve-se uma lista com 203 docentes, que apontaram, ao todo, ter cursado uma variedade de 19 cursos de graduação, 27 cursos de mestrado e 34 cursos de doutorado. Os dados foram organizados em três quadros com o ranking dos dez cursos mais frequentados, que assinalam a predominância da área de CI (78,33% na graduação, 65,97% no mestrado e 46,77% no doutorado), além de serem frequentes os cursos de: Administração, Computação, Educação, Comunicação, Letras, Ciências Sociais e História. Assim, é fortalecida a ideia de interdisciplinaridade na Ciência da Informação, trazendo uma nova questão: o perfil profissional docente em Ciência da Informação e suas implicações.

Palavras-chave


Ciência da Informação; Docência; Formação profissional; Interdiciplinaridade

Texto completo:

PDF

Referências


BICALHO, L.; OLIVEIRA, M. A teoria e a prática da interdisciplinaridade em Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n. 13, p.47-74, jul./set.

Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

. Acesso em: 28 jun. 2015.

MORAES, M.; CARELLI, A. E. A interdisciplinaridade na Ciência da Informação pelaperspectiva da análise de citações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 137-160, jan/abr. 2016. Disponível em: . Acesso em 28 fev. 2018.

ROCHA, A. M. C. A docência na universidade: influências atribuídas a “Professores Referência” a partir da formação, construção da identidade profissional e profissionalidade docente. 2014. 256f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

QUALIS: B4


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

 

 Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.