A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE MUSEÓLOGOS

Ranielle Menezes Figueiredo, Sura Souza Carmo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da Ciência da Informação na formação de museólogos sob uma perspectiva interdisciplinar, com foco na análise das diretrizes curriculares dos catorze cursos de graduação em Museologia no Brasil. Como objetivos específicos, procurou-se identificar as disciplinas relacionadas à Ciência da Informação ministradas nos cursos de graduação de Museologia no Brasil e analisar a
contribuição dessas disciplinas no desenvolvimento do pensamento museológico. Como referencial, foram apresentados teóricos de Museologia, Ciência da Informação e autores que discutem a interdisciplinaridade entre as áreas. A metodologia utilizada consistiu em fazer um levantamento bibliográfico de acordo com os temas teoricamente empregados e a tabulação dos cursos para análise. Os resultados mostram que a Ciência da Informação, nos cursos de museologia, está vinculada tanto às pesquisas de acervos, em que se tem o objeto museológico como agente de informação, quanto à construção de significados no processo de comunicação em museus. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que em todos os cursos existem disciplinas que fortalecem a interdisciplinaridade em diferentes instâncias,
sejam teóricas ou práticas, com foco em linhas de pesquisa específicas, especialmente na organização e na transferência da informação.

Palavras-chave


Ciência da Informação; Museologia; Formação profissional; Interdiciplinaridade; Diretrizes curriculares

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, Eduardo Wense. O específico da Ciência da Informação. In: AQUINO, Miriam de Albuquerque (Org.). O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: UFPB, 2002. p. 87-99.

FERREZ, Helena Dodd. Documentação museológica: teoria para uma boa prática.Cadernos de Ensaio: estudos de Museologia, Rio de Janeiro, n. 2, p. 65-74, 1994.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.

LIMA, Diana; COSTA, Igor. Ciência da informação e museologia: estudo teórico de termos e conceitos em diferentes contextos: subsídio à linguagem documentária. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DA INFORMAÇÃO, 7., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007.

_____. Museologia e patrimônio interdisciplinar do campo: história de um desenho (inter)ativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais Eletrônicos… Salvador: ANCIB; PPGCIUFBA, 2007, p. 1-14. Disponível em:

pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Confluências Interdisciplinares entre Ciência da Informação e Museologia. Museologia & Interdisciplinaridade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, v.1, n.1,

jan./jul. 2012. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2018.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

 Esta revista é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC

 

Revista membro:

 

Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.