A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE LAZER CULTURAL E FORMAÇÃO DO LEITOR

  • Valéria Aparecida Bari Universidade Federal de Sergipe
  • Isis Carolina Garcia Bispo Universidade Federal de Sergipe
  • Melânia Lima Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A pesquisa denominada “A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor” tem como ambiente social de observação a Biblioteca Escolar, o tema a Formação do Leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também
são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO Para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa
Internacional de Defesa da IFLA (InternationalAdvocacyProgramme) (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de Bibliotecas Escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse
ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe
Atualmente ocupa os cargos eletivos de Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFS) e Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da Quinta Região (CRB-5). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). É líder do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações.
Isis Carolina Garcia Bispo, Universidade Federal de Sergipe
Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Ciências da Religião na UFS e atualmente é acadêmica em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade.
Melânia Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe
Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (2018, em andamento). Especialização em Gestão de Políticas Públicas com foco em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Graduada em Letras Português Francês pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2017).

Referências

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Publicado
2018-11-09