PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CAMPO DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Márcia Ivo Braz, Felipe Mozart Nascimento, Rayan de Brito Feitoza

Resumo


Objetiva apresentar as práticas pedagógicas avaliativas nas disciplinas de Organização da Informação do curso de Bacharelado em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, caracterizando o papel das matérias em questão e o contexto em que se aplicam os processos de ensino-aprendizagem dos agentes envolvidos. Justificando-se principalmente pela necessidade de promover práticas que insiram os participantes em um processo e construção de aprendizagem ativo. Quanto a orientação metodológica desta pesquisa, considera-se como um estudo empírico qualitativo, descritivo-interpretativo. Em um primeiro momento, discute-se sobre a Organização da Informação na Gestão da Informação seguido pela compreensão do perfil acadêmico e profissional dos discentes do curso e, em segundo momento, apresentam-se as práticas de avaliação das disciplinas aqui apresentadas. Na perspectiva da metodologia adotada para o processo ensino-aprendizagem das disciplinas, quatro campos são apresentados: realização de leitura das bibliografias recomendadas,  discussão do conteúdo programático, busca e compreensão de atividades de organização da informação e, por fim, a resolução de práticas em organização da informação. Como resultado percebe-se que o processo de avaliação das disciplinas buscou, principalmente, além de cumprir os regimentos do departamento, o desenvolvimento efetivo acadêmico do discente. Isso se deve ao fato de que a formação acadêmica reflete no exercício das práticas profissionais exercidas no cotidiano de cada egresso do curso.

Palavras-chave


Práticas avaliativas; Gestão da informação

Texto completo:

PDF

Referências


BERBEL, N. A. N.; OLIVEIRA, C. C.; VASCONCELLOS, M. M. M. Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do ensino superior: aspectos didático-pedagógicos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 35, p. 135- 158, set./dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2018.

BRASCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da Informação ou Organização do Conhecimento? In: ENANCIB, 11., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2018.

CAFÉ, L.; SALES, R. Organização da informação: Conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: ROBREDO, Jaime; BRÄSCHER, Marisa (Orgs.). Passeios no Bosque da Informação: Estudos sobre Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Brasília DF: IBICT, 2010.

CRUZ, T. L. et al. O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de Gestão da Informação da UFPE. Informação & Informação, v. 22, n. 1, p. 150-184, jun. 2017. ISSN 1981-8920. Disponível em: . Acesso em 7 fev. 2018.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 24. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Departamento de Ciência da Informação. Projeto político pedagógico do curso de graduação em Gestão da Informação. Recife, 2012. 69 p.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10213

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.