O USO DE JOGOS DE EMPRESAS PARA EVIDENCIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

  • Patrícia Zuccari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Competência da Informação, Gestão da Informação, Jogos

Resumo

Os gestores de uma organização devem tomar decisões estratégicas e para isso devem desenvolver a competência em informação, ou seja, eles devem saber onde e como acessar uma informação importante para o negócio. Da mesma forma o gestor precisa entender como analisar e utilizar essas informações. Com o advento da tecnologia há uma quantidade infinita de informações disponíveis, no entanto o gestor precisa reconhecer quais informações são relevantes, assim ele será mais efetivo e assertivo em suas decisões. O objetivo desse trabalho é comparar o acesso e uso da informação para construção do conhecimento e tomada de decisão por parte desses gestores e a sua relação com o perfil empreendedor, através de um jogo de empresa que foi elaborada com esse propósito. O trabalho apresenta resultados e reflexões teóricas derivadas de pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza bibliográfica sobre a competência em informação e jogos de empresa. Após a aplicação do jogo, foi possível coletar evidências da competência em informação nos usuários do jogo, porém foram identificadas lacunas quanto a busca,  localização e identificação da informação. Essas mesmas lacunas foram minimizadas a medida que o passar das jogadas, podendo inferir que a competência em informação pode ser desenvolvida entre os usuários.

Biografia do Autor

Patrícia Zuccari, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Ciência da Informação, UNESP/Marília. É Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP/Bauru, possui MBA em Recursos Humanos pela UNINTER e MBA Finanças e Controladoria pela Instituição Toledo de Ensino. É graduada em Administração pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente é docente do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino e coordenadora do curso de Engenharia de Produção da mesma instituição.

Referências

BELLUZZO, R. C. B. O conhecimento, as redes e a competência em informação (CoInfo) na sociedade contemporânea: uma proposta de articulação conceitual. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, Número Especial, p. 48-63, out. 2014

______. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. Bauru: Cá entre nós, 2007.

BERNARD, R. Métodos de Jogos de Empresa/Simulação Gerencial. In: MARION, J. C.; MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 83-114.

BRAZIL, A. L. Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação. Tese (doutorado). UFRJ, ECO, IBICT. Rio de Janeiro, 2017.

BURCH JR., J. G., Business games and simulation techniques. Management Accounting, v.51, n. 6, p. 49-52, 1969.

MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 83-114.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MCCLELLAND, D. C. A sociedade Competitiva; realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.

SILVA, S. S.; OLIVEIRA, M. A. MOTTA, G. S. Jogos de Empresas e Método do Caso: contribuições ao Processo de Ensino e Aprendizagem em Administração. RAEP Administração: Ensino & Pesquisa, São Paulo, v.14, n.4, p. 685, 2013.

VICENTE, P. Jogos de Empresa. São Paulo: Makron, 2001.

ZUCCARI, P.; BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação e o perfil empreendedor no âmbito das organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, Número Especial, p. 61-71, jan. 2016. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X> Acesso em: 06 ago. 2017.

Publicado
2018-11-09