ANÁLISE DE RELACIONAMENTOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E EMPRESAS DO CLUSTER ELETROELETRÔNICO DE GARÇA/SP

Regina Ferreira da Rocha, José Paulo Alves Fusco, Deise Deolindo Silva

Resumo


A adoção de modelos de gestão é relevante para as sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino (IEs) favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas. Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das IEs técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as IEs são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.

Palavras-chave


Conhecimento; Cluster; Instituição de Ensino; Mapeamento

Texto completo:

PDF

Referências


AMATO NETO, J.; AMATO, R. C. F. Capital Social: contribuições e perspectivas teórico-metodológicas para a análise de redes de cooperação produtiva e aglomerações de empresas. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, p. 18-42, 2009.

BRASIL, 2005. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasilia, 2005. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2018.

GRANDORI, A.; SODA, G. Inter-firm networks: antecedents, mechanisms and forms. Organization studies, v. 16, n. 2, p.1-19, 1995.

INEP. Resumo Técnico Censo da Educação Superior 2013. . Acesso em: 12 mar. 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MINERVINI, N. O exportador. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

RIBEIRO FILHO, S. L. M. et al. O conhecimento tecnológico e estratégico em clusters: a contribuição das universidades para o sucesso competitivo. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2011, Resende,RJ. Anais... Rezende, RJ: AEBD, 2011.

ROCHA, R. F.; FUSCO, J.P.A. Mapeamento da intensidade dos relacionamentos entre empresas do cluster eletroeletrônico de Garça/SP: estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 13., 2016, Rezende, RJ. Anais... ConCI: Conv. Ciênc. Inform., São Cristovão/SE, v. 1, n. 2, Ed. Especial, p. 83-91, maio/ago. 2018

Rezende, RJ: AEBD, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

SIEGEL, S. Estatística não-paramêtrica. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1975.

VALENTIM, M. (Org). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2010. 90p.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10218

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.