AS DISCIPLINAS METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDOS E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: um olhar acadêmico

Claudia Maria Pecegueiro, Cenivalda Miranda de Sousa Teixeira

Resumo


Trata-se de um estudo em torno das disciplinas Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e Métodos e Técnicas de Estudos e Pesquisa Bibliográfica (MTEPB), ministradas nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do  Maranhão. Partese dos seguintes questionamentos: quais cursos ofertam essas disciplinas? Como elas vêm sendo ministradas? Tais perguntas direcionam ao objetivo geral deste estudo: verificar como se dá o ensino das referidas disciplinas, no sentido de avaliar se as mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos analisados estão de acordo com a disciplina matriz proposta pelo Departamento de Biblioteconomia. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa documental, centrada nos programas de disciplinas que compõem os projetos pedagógicos de cada curso, com abordagem qualitativa nas análises das ementas, dispostas de
forma contextualizada em diferentes perspectivas. Os resultados até aqui alcançados apontam que, embora as disciplinas MTEPB e MTC sejam de grande relevância para o percurso acadêmico dos discentes, seis cursos do CCBS e CCSo as retiraram do seu Projeto Político Pedagógico; quatro cursos alteraram as ementas, e três alteraram a carga horária; e, por fim, observou-se que dois cursos deixaram de ministrá-las em parceria com o Departamento de Biblioteconomia o que fere a interdisciplinaridade nos cursos universitários. No geral, nos cursos onde as disciplinas são ministradas, oito do CCBS e onze do CCSo, as mesmas são ofertadas nos primeiros semestres do ano letivo, indo ao encontro dos anseios do Departamento de Biblioteconomia. Este, por sua vez, vê as disciplinas como instrumentos facilitadores do discente.

Palavras-chave


Metodologia Trabalhos Científicos; Métodos de Estudo; Pesquisa Bibliográfica

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, L. G. C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, Maria Isabel et al. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.

GADOTTI, M. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2006.

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

MOREIRA, S. V. A análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J.;

BARROS, A. (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2005. p. 267-279.

SANTOS, J. P. Reflexões sobre currículo e legislação na área da Biblioteconomia. Encontros Bibli, Florianópolis, 6 set. 1998.

PECEGUEIRO, C. M. P. A.; VETTER, S. M. J. Currículo crítico e o professor: seu papel nesse contexto, 2008. (Apresentação de Trabalho/ Comunicação). Disponível em: http://www.undb.com.br/includes/local/download.php. Acesso em: 04 mar. 2018.

PROJETO político-pedagógico do Curso de Biblioteconomia. São Luis: UFMA, 2006.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10222

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

 Esta revista é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC

 

Revista membro:

 

Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.