METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS: uma necessidade emergente

Barbara França Barcellos, Telma de Carvalho

Resumo


Este estudo apresenta os métodos ativos de ensino aprendizagem como uma alternativa e possibilidade praticável em salas de aulas no sentido de almejar as mudanças em que tanto se discute em torno da área da Biblioteconomia. As metodologias ativas de ensino aprendizagem são metodologias de ensino que se utilizam situações reais ou simulações baseadas em evidências com o propósito de despertar no estudante a autonomia na busca do conhecimento e na resolução de problemas. São métodos didático/pedagógico que algumas instituições de ensino superior têm adotado em suas práticas de ensino. O ensino baseado em evidência visa promover competências, habilidades e atitudes nas atividades  propostas, tem o aluno como personagem principal no processo de aprendizagem e o professor como mediador/facilitador no processo de construção do conhecimento. O objetivo é estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, de habilidades para resolução de problemas e de compreender com maior propriedade os conceitos, teorias e práticas. Trata-se de metodologias que já tem sido utilizada em alguns cursos de graduação. A partir da revisão de literatura busca-se mostrar a aplicação do método em outras áreas do conhecimento. Esperase com o resultado da pesquisa levantar elementos possíveis de análise para implantação do método nos cursos de Biblioteconomia.

Palavras-chave


Metodologia de Ensino; Aprendizagem; Pesquisa; Ciência da Informação; Biblioteconomia

Texto completo:

PDF

Referências


AMADO, Manuella Villar. Aprendizagem baseada na resolução de problemas (abrp) na formação contínua de professores de ciências. Interacções, Lisboa, v. 11, n. 39, p.708-719, 2015. Disponível em: .

AGUILAR-DA-SILVA, Rinaldo Henrique; ROCHA JUNIOR, Adeir Moreira. Avaliação da problematização como método ativo de ensino aprendizagem nos cenários de prática do curso de fisioterapia. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 5 n. 2, p. 1-20, jul. 2010. Disponível em: .

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Parecer nº CNE/CES 492/2001, de 03 de abril de 2001, Brasília, DF, 2001.

BUFREM, Leilah Santiago; SAKAKIMA, Andréia Massamí. O ensino, a pesquisa e a aprendizagem baseada em problemas. Transinformação, João Pessoa, v. 15, n. 3, p.351-361, 2003. Disponível em: .

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de janeiro, v. 13, nº 2, p. 2133 - 2144, 2008. Disponível em: .

MORAES, Magali Aparecida Alves de; MANZINI, Eduardo José. Concepções sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas: um Estudo de Caso na Famema. Revista Brasileira De Educação Médica, Brasília, v. 30, n. 3, p. 125-135, jan./abr. 2005.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, Sobral, v. 15, n. 2, p. 145-153, jun./dez. 2016.

VALE, Helena Cristina Pimentel do; COSTA, Emmanuele Maria Correia; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Aprendizagem baseada em problemas: uma estratégia de ensino aprendizagem no curso de biblioteconomia e pedagogia. In: Portal educativo de las Américas. 2014. Disponível em: http://recursos.portaleducoas.org/publicaciones/aprendizagem-baseada-emproblemas-

uma-estrat-gia-de-ensino-aprendizagem-no-curso-de>.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10233

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

QUALIS: B4


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

 

 Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.