A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DOS QUADRINHOS

  • Valéria Aparecida Bari Universidade Federal de Sergipe
  • Shirley dos Santos Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Vanderlea Nóbrega Azevedo Cortes Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Didática, Ensino Superior, Inclusão Social, Formação do Leitor. Mediação, Surdos

Resumo

A presente comunicação descreve projeto de pesquisa em andamento, que tem como objetivo a verificação do potencial de mediação da leitura literária para universitários surdos, por meio da utilização do recurso já disponível e acessível das adaptações na linguagem das histórias em quadrinhos. A contribuição esperada no campo da Ciência da Informação se refere às teorias e práticas da mediação de leitura e formação do leitor em diferentes ambientes sociais e unidades de informação, como praticada pelos profissionais do ramo, a saber: bibliotecários, documentalistas, gestores da informação e congêneres. De modo axial, ou seja, dentro do mesmo eixo de atuação, beneficiará professores, educadores, docentes, intérpretes, familiares e outros atores sociais diretamente atuantes na educação formal, informal e não-formal de surdos. O método utilizado será o hipotético-dedutivo, sob os princípios de Popper. A abordagem de pesquisa será antropológica e o trabalho de campo obedecerá roteiro baseado em pesquisa-ação, com adoção de instrumentos de observação quali-quantitativos e registros etnográficos concomitantes às observações em campo (fotografias e, se possível, registros fílmicos). A análise utilizada será de caráter misto, no desenvolvimento de estudo correlacional de variáveis independentes sob manipulação ao longo do período de observação. O desenho do experimento aplicável ao grupo-teste (universitários surdos) se propõe a trabalhar em nível individual e grupal, mediante a expressão de escalas de categorias teóricas previamente coletadas na literatura especializada, medindo níveis de satisfação, assim como a resposta às questões abertas, para a prospecção de indicadores em metodologia observacional pós-indexada. Verificou-se que o desenvolvimento dessa pesquisa e de outras congêneres se articula com os esforços em nível nacional e mundial no século XXI, pela disseminação da informação e do conhecimento, como fator de progresso social científico, melhoria da qualidade de vida e concretização do potencial individual e coletivo dos discentes brasileiros integrados ao ensino superior, mediante suas particularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe
Atualmente ocupa os cargos eletivos de Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFS) e Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da Quinta Região (CRB-5). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). É líder do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações.
Shirley dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Sergipe
Mestranda no Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI (2017). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2015).
Vanderlea Nóbrega Azevedo Cortes, Universidade Federal de Sergipe
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1988) , graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2013) e Pós-graduação em Documentação e Gestão de Arquivos Empresariais e Culturais(2016) pela Faculdade Maurício de Nassau. Atuou como docente pelo Programa de Docência Voluntária do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (2016-2018

Referências

BARI, Valéria Aparecida. A quadrinhização como recurso de mediação da leitura literária do surdo. In: MODENESI, T. V. (Org.); BRAGA Júnior, A. X. (Org.). Quadrinhos & Educação: procedimentos didáticos. Recife: Faculdade dos Guararapes/Laureate International Universities, 2015. (Quadrinhos & Educação, v. 2)

______. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. 248 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27042009-121512/pt-br.php>. Acesso 25 jul. 2016.

______; CARDOSO, Flávia Pieretti. A mediação de leitura literária para surdos por meio da adaptação para a linguagem das histórias em quadrinhos. Revista Espaço, Rio de Janeiro: INES, n. 47, p. 169-187, jan./jul. 2018. ISSN 2525-6203.

______.; FERREIRA, Shirley dos Santos. A apropriação da leitura literária por meio das histórias em quadrinhos: prática da Educomunicação. Revista Interfaces Científicas, Aracaju: UNIT, v. 5, n. 2, p. 29-40, fev. 2017. ISSN 2316-3828.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

______. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003.

CORRÊA, Isabella; SANTANA, Glêyse Santos; BARI, Valéria Aparecida. A importância das hipóteses para as ciências humanas segundo Karl Popper. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (EDUCON), 8.,2014, São Cristóvão/SE. Anais... São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2014. p. 1-9.

LUSSATO, Bruno. Informação, comunicação e sistemas. Lisboa: Dinalivro, 1991.

SILVA, Armando Malheiro da. Mediações e mediadores em Ciência da Informação.

Prisma.com, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CETAC-Media, n. 9, p. 1-37, 2010. ISSN 1646 – 3153.

VEER, René Van Der; VALSINER, Jaan. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.

Publicado
2018-11-09
Como Citar
BARI, V. A.; FERREIRA, S. DOS S.; CORTES, V. N. A. A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DOS QUADRINHOS. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 131-137, 9 nov. 2018.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##