A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DOS QUADRINHOS

Valéria Aparecida Bari, Shirley dos Santos Ferreira, Vanderlea Nóbrega Azevedo Cortes

Resumo


A presente comunicação descreve projeto de pesquisa em andamento, que tem como objetivo a verificação do potencial de mediação da leitura literária para universitários surdos, por meio da utilização do recurso já disponível e acessível das adaptações na linguagem das histórias em quadrinhos. A contribuição esperada no campo da Ciência da Informação se refere às teorias e práticas da mediação de leitura e formação do leitor em diferentes ambientes sociais e unidades de informação, como praticada pelos profissionais do ramo, a saber: bibliotecários, documentalistas, gestores da informação e congêneres. De modo axial, ou seja, dentro do mesmo eixo de atuação, beneficiará professores, educadores, docentes, intérpretes, familiares e outros atores sociais diretamente atuantes na educação formal, informal e não-formal de surdos. O método utilizado será o hipotético-dedutivo, sob os princípios de Popper. A abordagem de pesquisa será antropológica e o trabalho de campo obedecerá roteiro baseado em pesquisa-ação, com adoção de instrumentos de observação quali-quantitativos e registros etnográficos concomitantes às observações em campo (fotografias e, se possível, registros fílmicos). A análise utilizada será de caráter misto, no desenvolvimento de estudo correlacional de variáveis independentes sob manipulação ao longo do período de observação. O desenho do experimento aplicável ao grupo-teste (universitários surdos) se propõe a trabalhar em nível individual e grupal, mediante a expressão de escalas de categorias teóricas previamente coletadas na literatura especializada, medindo níveis de satisfação, assim como a resposta às questões abertas, para a prospecção de indicadores em metodologia observacional pós-indexada. Verificou-se que o desenvolvimento dessa pesquisa e de outras congêneres se articula com os esforços em nível nacional e mundial no século XXI, pela disseminação da informação e do conhecimento, como fator de progresso social científico, melhoria da qualidade de vida e concretização do potencial individual e coletivo dos discentes brasileiros integrados ao ensino superior, mediante suas particularidades.

Palavras-chave


Didática; Ensino Superior; Inclusão Social; Formação do Leitor. Mediação; Surdos

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10234

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